A prática docente em aulas remotas do ensino médio: potencialidades e fragilidades
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v27i1.8820Keywords:
Educação, Prática, DocenteAbstract
Esse artigo é fruto de uma análise da prática docente em aulas remotas, do Ensino Médio, cujo objetivo é analisar as potencialidades e fragilidades do processo de ensino-aprendizagem no contexto de pandemia da COVID –19. Para tal empreendemos uma pesquisa qualitativa, com uso de Grupo Focal que conforme Gatti (2005) é uma técnica que possibilita coletar dados de um grupo de pessoas, de forma homogênea ou heterogênea, em que há um diálogo, uma interação entre os participes. Para a tratativa, interpretação e análise do material coletado, recorremos à análise de conteúdo, postulada por Franco (2005). Para fundamentar a análise a confrontamos pressupostos teóricos de Tardif (2000), Tardif e Raymond (2000), Shulman (1986), Garcia (1999), Moreira, Henriques e Barros (2020) e Moreira e Schlemmer (2020). Nesse ínterim, a partir da teoria estudada e dos dados coletados, criamos indicadores das potencialidades e fragilidades para nossa análise e percebemos que, mesmo em meio a todas as demandas, o que se destacou foi que através do trabalho em equipe e das atividades interdisciplinares, os professores aprenderam muito uns com os outros e com seus alunos e o resultado foi de superação em meio a tantas mazelas que a pandemia trouxe.Downloads
Published
2022-02-21
Issue
Section
Articles
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.