Anarquia, feminismo e educação: estudos sobre a vinculação do papel da mulher nas páginas do periódico “a vida”

Autores

  • Eduarda Miriani Stabile Universidade Estadual de Maringá
  • Marco Antônio de Oliveira Gomes Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i2.8855

Palavras-chave:

Educação, “A Vida”, Anarquia, Papel feminino

Resumo

Objetiva-se, neste artigo, compreender as percepções sobre o papel feminino nas páginas do periódico “A Vida”, publicado entre 1914 e 1915 na cidade do Rio de Janeiro. Deste modo, ao analisar a imagem da mulher nas páginas de um periódico anarquista, buscamos fazê-lo de forma a compreender o objeto de pesquisa a partir das contradições de uma sociedade que se urbanizava, que negava direitos aos trabalhadores e que trazia a herança do passado colonial marcado pelo patriarcalismo. Para o movimento anarquista, o futuro da humanidade requer a superação de toda forma de autoridade e o fim da exploração do homem pelo homem. Assim, com o propósito de formar a consciência de um novo homem, inúmeras pessoas dedicaram-se à divulgação da doutrina anarquista. Em relação ao papel da mulher, apesar das discussões pautadas na defesa delas, percebe-se ainda os limites de sua atuação dentro do movimento operário. Nenhum artigo foi publicado por uma mulher no período estudado.

 

Biografia do Autor

Eduarda Miriani Stabile, Universidade Estadual de Maringá

Pedagoga pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestranda em História e Historiografia da Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Marco Antônio de Oliveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá

Possui licenciatura plena em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988); Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1997); Mestrado (2001), Doutorado (2008) e Pós Doutorado em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Trabalhou como professor de História na Educação Básica (1989-2009) e como professor adjunto da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), lotado no Depto. de Ciências da Educação, com experiência nos seguintes temas: História da Educação, Trabalho e Educação; Estado e políticas públicas em Educação e Fundamentos do Ensino de História. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá, lotado no Departamento de Fundamentos da Educação e membro do corpo docente do PPE-UEM, na linha de pesquisa: História e Historiografia da Educação. Líder do Grupo de Pesquisa "Fundamentos Históricos da Educação" - UEM/CNPq". Participa do Grupo de Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - Histedbr/UNIR e do Grupo de Pesquisa sobre Política, Religião, Educação e Modernidade (Universidade Estadual de Maringá).

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Publicado

2022-11-08

Edição

Seção

Artigos