Anarquia, feminismo e educação: estudos sobre a vinculação do papel da mulher nas páginas do periódico “a vida”
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v27i2.8855Keywords:
Educação, “A Vida”, Anarquia, Papel femininoAbstract
Objetiva-se, neste artigo, compreender as percepções sobre o papel feminino nas páginas do periódico “A Vida”, publicado entre 1914 e 1915 na cidade do Rio de Janeiro. Deste modo, ao analisar a imagem da mulher nas páginas de um periódico anarquista, buscamos fazê-lo de forma a compreender o objeto de pesquisa a partir das contradições de uma sociedade que se urbanizava, que negava direitos aos trabalhadores e que trazia a herança do passado colonial marcado pelo patriarcalismo. Para o movimento anarquista, o futuro da humanidade requer a superação de toda forma de autoridade e o fim da exploração do homem pelo homem. Assim, com o propósito de formar a consciência de um novo homem, inúmeras pessoas dedicaram-se à divulgação da doutrina anarquista. Em relação ao papel da mulher, apesar das discussões pautadas na defesa delas, percebe-se ainda os limites de sua atuação dentro do movimento operário. Nenhum artigo foi publicado por uma mulher no período estudado.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.