Formação docente e aprendizagem criativa: O papel do professor no processo de aplicação da aprendizagem criativa na Educação

Autores

  • Igor Câmara Universidade Federal do Amazonas-UFAM
  • Suely Aparecida Do Nascimento Mascarenhas Professora Doutora na Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.9822

Palavras-chave:

Aprendizagem criativa, formação docente, professor

Resumo

: Este artigo tem como finalidade discorrer e apontar as possibilidades e pontecialidades da aprendizagem criativa no contexto educacional. A formação docente neste sentido, se torna um dos fatores essenciais para que o processo de abordagem criativa seja aplicado na seara de ensino. O objetivo deste estudo é relatar a percepção e o conhecimento de professores e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento acerca  da importância do papel do professor no processo de aplicação da abordagem da aprendizagem criativa na educação considerando as possibilidade e potencialidade, além dos diversos desafios que a educação nacional enfrenta. Este artigo conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa é de natureza teórico-bibliográfica tendo como pressuposto a visão da metaepistemologia de contextos como metodologia utilizada. (MASCARENHAS, et al, 2019). Compreendemos que este manuscrito poderá colaborar para futuras pesquisas sobre a temática além de produzir, promover, sistematizar e consolidar o conhecimento sobre esse importante tema e sua necessária aplicação na educação.

Palavras- chave: Aprendizagem criativa; formação docente; professor

Downloads

Publicado

2023-03-29

Edição

Seção

Artigos