Educação de Jovens e Adultos no MST: a experiência de escolarização no assentamento Eldorado dos Carajás II, Mossoró – RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.9832

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Educação do Campo

Resumo

O presente estudo tem como tema central a Educação de Jovens e Adultos no MST. Investiga a experiência de escolarização vivenciada no “Projeto Educação de Base para a Construção da Cidadania Plena e Participativa”, no Assentamento Eldorado dos Carajás II, Mossoró – RN, entre os anos de 2014 e 2016. Como objetivo geral destaca “refletir sobre a experiência de escolarização de jovens e adultos do Projeto Educação de Base para a Construção da Cidadania Plena e Participativa, na perspectiva de educandos, do Assentamento Eldorado dos Carajás II, Mossoró – RN”. Do ponto de vista metodológico, utilizou-se da abordagem qualitativa e do método (auto) biográfico e de histórias de vida. Com as narrativas de escolarização de dois educandos que vivenciaram a experiência em pauta, apreenderam-se reflexões. Como conclusão do estudo, salientam-se: os dois educandos, participantes da pesquisa, percebem a experiência de escolarização como uma experiência que proporcionou aprendizagem e crescimento pessoal, haja vista que as ações educativas primaram pelo diálogo e validando, nos processos de ensino, a realidade social e cultural em que vivem. Destacam a necessidade de não interrupção, tal como ocorrido com o projeto do qual fizeram parte, das políticas públicas educacionais para a educação de jovens e adultos no MST e para a educação do campo.

Biografia do Autor

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – DCH/UFERSA, Brasil. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Docente (GEFOR/CNPq). É Docente e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da UFERSA.

Thazia Lídia Xavier de Freitas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Licenciada em Educação do Campo, habilitação em Ciências Humanas e Sociais, pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Educadora do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Ady Canário de Souza Estevão, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Colaboradora do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS da UERN Unidade de Pau dos Ferros. Integra a equipe de coordenação do GEPEDS Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Discursos e Sociedade, com vistas aos projetos, encontros de estudos, seminários de pesquisas e conferências para a divulgação da produção do conhecimento entre universidade e comunidades, compõe o Coletivo NEGRAS Núcleo de Estudos de Gênero, Relações Étnico-Raciais, Aprendizagens e Saberes. 

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Publicado

2023-10-10

Edição

Seção

Artigos