Educação de Jovens e Adultos no MST: a experiência de escolarização no assentamento Eldorado dos Carajás II, Mossoró – RN
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.9832Keywords:
Educação de Jovens e Adultos, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Educação do CampoAbstract
O presente estudo tem como tema central a Educação de Jovens e Adultos no MST. Investiga a experiência de escolarização vivenciada no “Projeto Educação de Base para a Construção da Cidadania Plena e Participativa”, no Assentamento Eldorado dos Carajás II, Mossoró – RN, entre os anos de 2014 e 2016. Como objetivo geral destaca “refletir sobre a experiência de escolarização de jovens e adultos do Projeto Educação de Base para a Construção da Cidadania Plena e Participativa, na perspectiva de educandos, do Assentamento Eldorado dos Carajás II, Mossoró – RN”. Do ponto de vista metodológico, utilizou-se da abordagem qualitativa e do método (auto) biográfico e de histórias de vida. Com as narrativas de escolarização de dois educandos que vivenciaram a experiência em pauta, apreenderam-se reflexões. Como conclusão do estudo, salientam-se: os dois educandos, participantes da pesquisa, percebem a experiência de escolarização como uma experiência que proporcionou aprendizagem e crescimento pessoal, haja vista que as ações educativas primaram pelo diálogo e validando, nos processos de ensino, a realidade social e cultural em que vivem. Destacam a necessidade de não interrupção, tal como ocorrido com o projeto do qual fizeram parte, das políticas públicas educacionais para a educação de jovens e adultos no MST e para a educação do campo.
References
ARROYO, M. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. In: ARROYO, M.; FERNANDES; B. M. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. (Coleção Por uma Educação do Campo), V. 02. Brasília: Fundação Universidade de Brasília, 1999, p. 9 - 33.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, p.20-28, 2002.
BRANDÃO, C. R. O que é Educação? 33. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 16 nov. 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 dez. 1996.
CALDART, R. S. A Escola do Campo em Movimento. Currículo Sem Fronteiras, Campinas, v. 3, n. 1, p.60-81, jan. 2003.
CALDART, R. S. Educação do Campo. In: CALDART, R. S.; PEREIRA, I.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo - SP: Expressão Popular, 2012, p. 259 - 268.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Moraes, 1980.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 46. Ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2005.
FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. 34. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, P. Medo e ousadia: o cotidiano o professor. 1. ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREITAS, H. C. L. A (Nova) Política de Formação de Professores: a prioridade postergada. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1203-1230, out. 2007.
FRIEDRICH, M.; et al. Trajetória da escolarização de jovens e adultos no Brasil: plataformas de governo a propostas pedagógicas esvaziadas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 18, n. 67, p. 389-410, abr./jun. 2010.
GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
GOHN, M. G. Movimentos Sociais e Educação. São Paulo: Cortez, 2010.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Heccus Editora, 2013.
MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, v. 27, n. 94, p. 47-69, 2006.
MEDEIROS, E. A. Do campo à universidade: histórias, saberes, experiências, fazeres e a formação no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Terra. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró – RN, 2013.
MEDEIROS, E. A. Formação Interdisciplinar de Professores: estudo pedagógico-curricular sobre a Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. 661 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza - CE, 2019.
MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA. Apostila de capacitação Inicial: Saber, viver e lutar. Natal, 2014.
SANCEVERINO, A. R. Mediação Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos: exigência existencial e política como fundamento da prática. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 65, p. 455 – 475, abr.-jun. 2016.
SANTOS, C. A. Educação do Campo e Políticas Públicas - a instituição de políticas públicas pelo protagonismo dos movimentos sociais do campo na luta pelo direito à Educação. 1. ed. Brasília: Editora Progressiva, 2012.
SANTOS, J. R. S.; SILVA, E. F. A educação de jovens e adultos em movimento: a alfabetização como possibilidade de uma ação emancipatória no MST. Revista de Educação Popular, v. 10, p.66-78, jan./dez. 2011.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
SILVA, D. P. C. O currículo da EJA em uma escola de assentamento: diálogos, saberes e vivências. 159 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal – RN, 2016.
SOUZA, E. B. L. Os Movimentos Sociais e a Educação do/no Campo: a ausência de políticas públicas e as condições históricas que fizeram emergir a luta pela educação no MST. 2012.< https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/ce/wp-content/uploads/sites/373/2019/06/Emerson-Bellini-Lefcadito-de-Souza.pdf >. Acesso em: 08 de jun. de 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.