Práticas curriculares de docentes no contexto de uma rede municipal de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i3.9903

Palavras-chave:

Práticas curriculares, Políticas educacionais, Estudos curriculares

Resumo

Este artigo, situado no campo teórico dos estudos curriculares e das políticas educacionais, tem como foco práticas curriculares de ensino-aprendizagem e de avaliação concretizadas por docentes no contexto de uma rede municipal de educação. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário online, respondido por adesão dos professores da rede, que se posicionaram sobre as práticas mais utilizadas por eles, as mais apreciadas pelos estudantes e as que geram mais aprendizagens. A análise dos dados evidencia tensões entre a política curricular orientadora do município, que prevê uma educação libertadora e cidadã preconizada no documento norteador do currículo, e as práticas concretizadas em sala de aula pelos docentes, em que são recorrentes estratégias e processos de ensino-aprendizagem centrados nos professores e uso de instrumentos e procedimentos de avaliação focados em resultados.

Biografia do Autor

Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorado em Educação (2006) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Pós-doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Atualmente é professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Graduação e Especializações da Unisinos. Pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Gestão Educacional e Escolar (PPGEe). Tem experiência em Gestão Universitária com atuação na coordenação de cursos de Graduação e Pós-graduação Lato Senso e áreas administrativas (Coordenadora do Setor Serviços Sociais e Benefícios e Gerencia de Atenção ao Aluno). Na atual gestão do PPGEdu compõe a Comissão Proex. Tem experiência acadêmica e produção nas áreas de Educação, Administração e Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Formação Profissional, Gestão de Pessoas, Trajetórias Profissionais, Políticas Públicas, Políticas Educacionais, Políticas de Currículo, Gestão Educacional e Escolar, Avaliação Educacional, Evasão Escolar e Indicadores de Qualidade. Participa como pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) da Universidade do Porto, Portugal, Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES) - UFMG e História, Política e Gestão da Escola Básica - UNISINOS, Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ensino Médio e Juventudes Contemporâneas (GEPCEM/Unisinos), Trabalho Educação e Conhecimento - UFRGS. Atualmente é Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de Prevenção da Evasão Escolar na Educação Básica, Profissional e Superior (ABAPEVE), integra o Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul, membro do Comitê Científico da Casa Leiria e da Revista Angolana de Ciências. Orcid http://orcid.org/0000-0002-0630-3649

Carlinda Leite, Professora Emérita da Universidade do Porto, Portugal

Carlinda Leite é Professora Emérita da Universidade do Porto, Portugal, e Presidente da Comissão de Ética em Investigação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). É Diretora de Investigação do Centro de Investigação e Intervenção em Educação da Universidade do Porto (CIIE-UP), co-presidindo a comunidade de prática de investigação intitulada Currículo, Avaliação, Formação de Professores e Tecnologias Educativas (CAFte). É responsável pela avaliação de todos os programas de licenciatura (1º, 2º e 3º ciclos) na área da Educação nas Universidades Portuguesas, desde 2015, realizada pela Agência de Avaliação e Acreditação (A3ES). Ela também participou de painéis de avaliações de avaliação nacional da educação universitária em países como Croácia, Lituânia, São Tomé e Príncipe. Com perfil internacional no campo da avaliação educacional e estudos curriculares, mantém uma extensa colaboração especial com o Brasil, sendo Professora Convidada em várias universidades brasileiras, onde frequentemente dá palestras e realiza pesquisas e consultorias. Atualmente é consultora especialista de um projeto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Brasil e do Projeto Brasil/França e Brasil/Portugal do Programa CAPES High School.
Dirige pesquisas focadas em estudos de currículo, políticas educacionais, avaliação e qualidade da educação, avaliação da aprendizagem, formação de professores, ensino no ensino superior e multiculturalismo e educação. Ela também está interessada em educação em engenharia, ensino e aprendizagem inovadores e inclusão digital. Publicou 22 livros e monografias e mais de 240 artigos acadêmicos e capítulos de livros. Carlinda Leite orientou 26 doutorados de sucesso, 15 pós-doutorandos. Também orientou 24 doutorandos brasileiros, em regime de mobilidade de doutoramento, na FPCEUP.

Ricardo Ferreira Vitelli, Unisinos

Doutor em Educação (2017), Mestre em Educação (2013) e Especialista em Metodologia do Ensino Superior (1987), todos pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS. Graduado em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1984). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado Profissional em Gestão Educacional. Professor adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tenho experiência na área de Probabilidade e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa mercadológica, políticas públicas, indicadores educacionais e ensino médio. Atuei no Observatório de Educação no projeto intitulado Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática Núcleo em Rede 2011-2014, dentro do subprojeto Evasão no Ensino Médio e Superior, no Município de São Leopoldo - RS e outros projetos de pesquisa. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-8023-9163.

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2022-12-28

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Artigos