Práticas curriculares de docentes no contexto de uma rede municipal de educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i3.9903

Palabras clave:

Práticas curriculares, Políticas educacionais, Estudos curriculares

Resumen

Este artigo, situado no campo teórico dos estudos curriculares e das políticas educacionais, tem como foco práticas curriculares de ensino-aprendizagem e de avaliação concretizadas por docentes no contexto de uma rede municipal de educação. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário online, respondido por adesão dos professores da rede, que se posicionaram sobre as práticas mais utilizadas por eles, as mais apreciadas pelos estudantes e as que geram mais aprendizagens. A análise dos dados evidencia tensões entre a política curricular orientadora do município, que prevê uma educação libertadora e cidadã preconizada no documento norteador do currículo, e as práticas concretizadas em sala de aula pelos docentes, em que são recorrentes estratégias e processos de ensino-aprendizagem centrados nos professores e uso de instrumentos e procedimentos de avaliação focados em resultados.

Biografía del autor/a

Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorado em Educação (2006) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Pós-doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Atualmente é professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Graduação e Especializações da Unisinos. Pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Gestão Educacional e Escolar (PPGEe). Tem experiência em Gestão Universitária com atuação na coordenação de cursos de Graduação e Pós-graduação Lato Senso e áreas administrativas (Coordenadora do Setor Serviços Sociais e Benefícios e Gerencia de Atenção ao Aluno). Na atual gestão do PPGEdu compõe a Comissão Proex. Tem experiência acadêmica e produção nas áreas de Educação, Administração e Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Formação Profissional, Gestão de Pessoas, Trajetórias Profissionais, Políticas Públicas, Políticas Educacionais, Políticas de Currículo, Gestão Educacional e Escolar, Avaliação Educacional, Evasão Escolar e Indicadores de Qualidade. Participa como pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) da Universidade do Porto, Portugal, Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES) - UFMG e História, Política e Gestão da Escola Básica - UNISINOS, Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ensino Médio e Juventudes Contemporâneas (GEPCEM/Unisinos), Trabalho Educação e Conhecimento - UFRGS. Atualmente é Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de Prevenção da Evasão Escolar na Educação Básica, Profissional e Superior (ABAPEVE), integra o Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul, membro do Comitê Científico da Casa Leiria e da Revista Angolana de Ciências. Orcid http://orcid.org/0000-0002-0630-3649

Carlinda Leite, Professora Emérita da Universidade do Porto, Portugal

Carlinda Leite é Professora Emérita da Universidade do Porto, Portugal, e Presidente da Comissão de Ética em Investigação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). É Diretora de Investigação do Centro de Investigação e Intervenção em Educação da Universidade do Porto (CIIE-UP), co-presidindo a comunidade de prática de investigação intitulada Currículo, Avaliação, Formação de Professores e Tecnologias Educativas (CAFte). É responsável pela avaliação de todos os programas de licenciatura (1º, 2º e 3º ciclos) na área da Educação nas Universidades Portuguesas, desde 2015, realizada pela Agência de Avaliação e Acreditação (A3ES). Ela também participou de painéis de avaliações de avaliação nacional da educação universitária em países como Croácia, Lituânia, São Tomé e Príncipe. Com perfil internacional no campo da avaliação educacional e estudos curriculares, mantém uma extensa colaboração especial com o Brasil, sendo Professora Convidada em várias universidades brasileiras, onde frequentemente dá palestras e realiza pesquisas e consultorias. Atualmente é consultora especialista de um projeto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Brasil e do Projeto Brasil/França e Brasil/Portugal do Programa CAPES High School.
Dirige pesquisas focadas em estudos de currículo, políticas educacionais, avaliação e qualidade da educação, avaliação da aprendizagem, formação de professores, ensino no ensino superior e multiculturalismo e educação. Ela também está interessada em educação em engenharia, ensino e aprendizagem inovadores e inclusão digital. Publicou 22 livros e monografias e mais de 240 artigos acadêmicos e capítulos de livros. Carlinda Leite orientou 26 doutorados de sucesso, 15 pós-doutorandos. Também orientou 24 doutorandos brasileiros, em regime de mobilidade de doutoramento, na FPCEUP.

Ricardo Ferreira Vitelli, Unisinos

Doutor em Educação (2017), Mestre em Educação (2013) e Especialista em Metodologia do Ensino Superior (1987), todos pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS. Graduado em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1984). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado Profissional em Gestão Educacional. Professor adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tenho experiência na área de Probabilidade e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa mercadológica, políticas públicas, indicadores educacionais e ensino médio. Atuei no Observatório de Educação no projeto intitulado Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática Núcleo em Rede 2011-2014, dentro do subprojeto Evasão no Ensino Médio e Superior, no Município de São Leopoldo - RS e outros projetos de pesquisa. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-8023-9163.

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Publicado

2022-12-28

Número

Sección

Artigos