A generosidade do empreendedorismo adentra a escola pública: crítica à falaciosa narrativa da empregabilidade e da superação das desigualdades
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.10049Keywords:
Ensino Médio, Referencial Curricular Gaúcho, Protagonismo Juvenil.Abstract
O artigo apresenta uma análise crítica acerca do empreendedorismo presente no Referencial Curricular Gaúcho (RCG), a partir da pergunta norteadora: como a narrativa da formação de sujeitos empreendedores é apresentada no RCG e qual proposta curricular é apresentada para a promoção do protagonismo juvenil? A pesquisa caracteriza-se como básica, exploratória, qualitativa e bibliográfica-documental e está ancorada no referencial teórico pluralista crítico de Laval (2003), Dardot e Laval (2016), Mazzucato (2014) Campo e Soeiro (2016) e Catini (2020). A partir da crítica à suposta generosidade do empreendedorismo na formação dos jovens e da constatação de que tal proposta não é novidade na educação básica brasileira, apresenta-se uma análise do Referencial Curricular Gaúcho para o Ensino Médio (RCG) no que tange a sua proposta de educação empreendedora. Por esse viés, identifica-se a incompletude dos conceitos apresentados no RCG; indica-se que a lógica do empreendedorismo empregada no RCG está alinhada à Base Nacional Comum Curricular e ao Novo Ensino Médio, consistindo em uma proposta formativa enraizada na responsabilização dos sujeitos; e, aponta-se a falaciosa retórica criada em torno dos conceitos de protagonismo estudantil, projeto de vida e empreendedorismo como promessa de sucesso, empregabilidade e superação das desigualdades.
References
BALL, S.J. Educational reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.
BALL, Stephen John; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa/PR: Editora UEPG, 2016.
BEZERRA FILHO, José Mendonça. Exposição de Motivos nº 00084/2016/MEC. Bra-sília: Ministério da Educação, 15 de setembro de 2016. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/exm/exm-mp-746-16.pdf >. Acesso em 05 de abril de 2022.
BOWE, Richard; BALL, Stephen John; GOLD, Anne. Reforming Education and Changing Schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.
BRASIL. Decreto Nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o Programa Mais Educação. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7083.htm>. Acesso em: 06 abr. 2022.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>. Acesso em jun. 2022.
CAMPOS, Adriano; SOEIRO, José. A falácia do empreendedorismo. Lisboa. Ber-trand, 2016.
CATINI, Carolina. Empreendedorismo, privatização e o trabalho sujo da educação. Revista USP. São Paulo, n.127, p. 53-68, 2020.
DARDOT, Pierre.; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a socie-dade neoliberal. Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.
ENEKO. Cartoon de Eneko Las Heras. Google Imagens, [s.l.], [2000-2022]. Disponível em: <https://i.imgur.com/HfFKNGI.jpg>. Acesso em jun. 2022.
HALICKI, Zélia. Empreendedorismo. Curitiba: Instituto Federal de Educação, Ciên-cia e Tecnologia do Paraná, 2012.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensi-no público. Tradução de Maria Luiza M. de Carvalho e Silva. Londrina: Planta, 2003.
MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade [online]. v. 27, n. 94, 2006.
MAZUCATTO, Mariana. O Estado empreendedor: desmascarando o mito do setor público vs. setor privado. São Paulo: Portfolio-Penguin, 2014.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CEB Nº 3, de 21 de novembro de 2018a. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: <https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/51281622>. Acesso em jun. 2022.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018b. Estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos conforme preveem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio. Disponível em: <https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/70268199>. Acesso em: 06 abr. 2022.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Caderno Educação econômica. Série Cadernos Pedagógicos. Brasília: MEC/SEB, [2010?]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12333-educacaoeconomica-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 06 abr. 2022.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
MORAES, Vinicius. A casa. Álbum a Arca de Noé. Rio de Janeiro: Philiphs, 1980. 2,07 min. Disponível em: <https://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/casa>. Acesso em: 14 abr. 2022.
RIO GRANDE DO SUL (Estado). Lei nº 15.410, de 19 de dezembro de 2019. Institui a Política Estadual de Educação Empreendedora, a ser desenvolvida no âmbito das es-colas técnicas e das escolas de nível médio do Estado do Rio Grande do Sul. Disponível em: <https://leisestaduais.com.br/rs/lei-ordinaria-n-15410-2019-rio-grande-do-sul-altera-a-lei-n-12616-de-8-de-novembro-de>. Acesso em: 6 abr. 2022.
RIO GRANDE DO SUL (Estado). Referencial curricular gaúcho: Ensino Médio. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação/RS, 2021. Disponível em: <https://educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/202111/24135335-referencial-curricular-gaucho-em.pdf>. Acesso em: 6 abr. 2022.
SALDANÃ, Paulo. Governo Bolsonaro destina R$ 26 mi em kit robótica para escolas sem água e computador. Folha de S. Paulo, Alagoas, 6 de abril de 2022. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2022/04/governo-bolsonaro-destina-r-26-mi-em-kit-robotica-para-escolas-sem-agua-e-computador.shtml>. Acesso em 11 abril 2022.
SOUZA, Ana Paula Vieira. Trabalho infantil: uma análise do discurso de crianças e de adolescentes da Amazônia paraense em condição de trabalho. Tese (Doutorado) – Uni-versidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.