Profissão Docente: adolescentes e adultos emergentes escolhem ser professores?
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.10373Keywords:
Adolescência, Escolha profissional, Docência, Pensamento complexo.Abstract
Esta pesquisa tem como objeto a escolha da docência por adolescentes e adultos emergentes matriculados nos primeiros e segundos semestres de cursos de licenciaturas, públicos e privados, com a intenção de identificar e compreender as influências, as peculiaridades das experiências e das histórias de vida, e as determinações externas e internas que induziram a opção pela Educação. Emprega a abordagem qualitativa de investigação e utiliza-se de entrevistas abertas em aprofundamento, com quinze estudantes distribuídos por quatro áreas do conhecimento: Filosofia, Geografia, História e Letras. Destaca quatro Unidades de Significado - Adolescência e processo de escolha profissional, Identificação com o professor, O ambiente e a experiência escolar, Educação como ferramenta de transformação – associadas a Expressões Significativas correspondentes para apontar os elementos captados nas narrativas, com o intuito de demonstrar os percursos dos estudantes no processo de opção profissional. A epistemologia da complexidade, nas proposições de Edgar Morin, ancora a compreensão e as análise das narrativas, pautando-se, em especial, nos princípios operadores – hologramático, recursivo, dialógico, exclusão e inclusão -, nos complexos imaginários (PIT) e na compreensão humana. As análises, em movimento contrário às conclusões da literatura consultada acerca da temática, denotam que há ainda os jovens têm interesse em seguir a carreira e os principais influenciadores são os genitores e o grupo de iguais, em uma dinâmica projetiva-identificatória inspiradora. No ambiente escolar são os docentes que mobilizam o apreço pelo campo de trabalho e imprimem características pessoais ao ato educativo e possibilitam identificação e compreensão da função e do papel do educador, tanto em situações positivas como negativas, em um curso antagônico-complementar. Nota-se, majoritariamente, que a intenção é fazer da educação uma ferramenta de transformação social e educacional.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.