A (de)formação dos futebolistas: como a ausência de políticas na Educação Básica reforçam uma ilusão
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.10421Keywords:
Formação esportiva, Formação escolar, Educação BásicaAbstract
Este estudo objetivou localizar, na literatura, como se processa, conjuntamente, a formação esportiva dos futebolistas e a escolarização básica no Brasil, bem como as consequências desse processo para a classe trabalhadora da modalidade. Entendendo que a simples observação contemplativa de tal fenômeno é insuficiente para compreendê-lo, procurou-se fazer uma mediação com o conceito de dupla carreira esportiva, que corresponde à dedicação concomitante entre duas atividades rotineiras, sendo o esporte e os estudos um exemplo rotineiro de conciliação enfrentados por atletas tanto em formação quanto em contexto profissional. A investigação foi caracterizada como exploratória, qualitativa, bibliográfica e de cunho documental. Os dados foram coletados considerando a revisão sistemática realizada por Miranda, Santos e Costa (2020), o Relatório “Educação e as Categorias de Base”, a principal legislação esportiva (Lei nº 9.615/98 – Lei Pelé) e educacional (Lei nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB), bem como artigos científicos, livros e dissertações que tratavam do tema em causa. Como principais achados, percebeu-se a necessidade de uma política urgente que ampare a formação esportiva e escolar brasileiras, compatibilizada para além de matrículas, controle de frequência e progressão, pois o futebol camufla uma formação escolar básica deficitária (embora concluída), salários baixos e atrasados, atletas nômades e desempregados. Logo, a compatibilização entre treinamento e estudos formais, com ações equilibradas entre as duas formações, é necessária, especialmente para aqueles que, sendo malsucedidos no futebol, precisam se estabelecer em outras ocupações, além da necessidade de uma formação emancipatória e cultural de qualidade.Downloads
Published
2023-11-06
Issue
Section
Articles
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.