Seleção de superintendentes regionais de ensino em Minas Gerais: uma análise de sua evolução a partir da teoria Bourdieusiana
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.12370Abstract
Em 2019, interessado em entregar serviços públicos de qualidade à população, o governo do estado de Minas Gerais implantou o programa Transforma Minas, um projeto que realiza o recrutamento e seleção de gestores no serviço público em Minas Gerais. De modo a ampliar o conhecimento sobre este programa, este artigo tem como objetivo descrever a evolução histórica do processo de seleção dos superintendentes regionais de ensino em Minas Gerais e apontar possíveis estratégias para o aprimoramento do processo, a partir da percepção dos participantes e sob a ótica da teoria de Pierre Bourdieu. Para isso, foram realizadas entrevistas com treze candidatos que participaram do processo de seleção de superintendentes de alguma das superintendências regionais do estado de Minas Gerais e chegaram até o Transforma Minas. A análise dos dados foi por meio de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam uma mudança importante no campo educacional, em que o capital cultural e a competência técnica passaram a ter maior peso que o capital político tradicional. Esta pesquisa buscou contribuir para o campo da gestão educacional ao oferecer uma análise de um processo de seleção recente. Além disso, as descobertas e recomendações podem colaborar com futuras políticas e práticas relacionadas à seleção de gestores educacionais, não apenas em Minas Gerais, mas também em outros contextos que buscam aprimorar seus processos de seleção de lideranças educacionais.
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