A interdisciplinaridade no contexto da educação profissional e tecnológica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.12413

Abstract

With the potential to connect different areas of knowledge and promote comprehensive education, interdisciplinarity faces obstacles in its development. With this in mind, this study focuses on the importance of interdisciplinarity in high school courses integrated with professional education, analyzing how this approach can impact on the transformation of professional and technological education (EPT). To this end, challenges to its implementation in the context of EFA were examined, highlighting its importance and the need for teacher training. This exploratory and descriptive study used a qualitative approach, based on a conceptual literature review. The findings indicate that the adoption of interdisciplinarity requires detailed planning and adequate teacher training, enabling its implementation and contributing to the preparation of teachers and students in the face of transformations in the world of work and contemporary society.

Author Biographies

Rogério Galdino de Freitas, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Franca (1998). Atualmente é professor IV do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Técnico Responsável - Galdiano.com Informática e Coordenador dos Cursos: Informática, Informática para Internet e Informática Integrado ao Ensino Médio do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação 

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2023), Estágio Científico Avançado de Pós-doutoramento pelo Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (2023), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000), Especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988) e Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), Atualmente é Professor Titular de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC n 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional e tecnológica, educação superior e educação do campo.

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Realiza Estágio Pós-doutoral em Educação, na Universidade Federal de Santa Maria, sob a supervisão da professora Dra. Liliana Soares Ferreira. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional. Integra o Comitê Gestor da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC.

Hugo Leonardo Pereira Rufino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Uberaba - Parque Tecnológico

Possuo graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2000), mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2011) e pós-doutorado em Computação pela Universidade de Coimbra (2019). Atualmente sou Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba Parque Tecnológico, atuando nos programas de pós-graduação stricto sensu: Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) e Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Tenho interesse nas áreas: tecnologias educacionais, educação a distância.

Published

2025-05-07

Issue

Section

Articles