A temática indígena na sala de aula: possibilidades para um ensino de ciências na perspectiva da lei n.º 11.645/08

The indigenous theme in the classroom: Possibilities for teaching science from the perspective of Law N° 11.645/08

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.12443

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar possibilidades didáticas para fomentar e concretizar a abordagem da temática indígena em sala de aula, a fim de auxiliar na implementação da lei n.º 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do estudo da História e da Cultura afro-Brasileira e Indígena na Educação Básica brasileira. A inserção do estudo da temática indígena no ensino de Ciências é estratégia fundamental para desconstruir representações, equívocos e estereótipos que estão enraizados na sociedade brasileira e que são frequentemente disseminados pelos meios de comunicação e, em grande medida, construídos dentro das escolas, devido à predominância de um currículo eurocêntrico e colonial. Por essa razão, é crucial apresentar uma nova narrativa, que desafie ideias que foram historicamente aceitas como verdades absolutas, revisando o conhecimento que a sociedade e as instituições de ensino têm sobre os povos indígenas. Isso implica romper com um silêncio estabelecido, oferecendo voz e visibilidade a essas comunidades. Assim, é vital assegurar a implementação efetiva da lei n.º 11.645/08 nas escolas, garantindo que a legislação e as instituições atuem em conjunto para combater e desafiar esses estereótipos arraigados. Por isso, neste trabalho almeja-se fornecer subsídios didáticos que fomentem a implementação da abordagem da temática indígena na escola, dentre os quais se pode destacar informações e conhecimentos acerca da temática indígena, possibilidades didáticas para se aprender sobre o tema e inseri-lo na sala de aula; obras da literatura indígena, livros sobre o assunto, vídeos, artigos e textos científicos, além de representantes dos povos indígenas contemporâneos.

Biografia do Autor

Daniele Raupp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Daniele Trajano Raupp é professora adjunta no Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como docente e orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da UFRGS. Além disso, exerce a função de coordenadora substituta do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da instituição. Sua formação acadêmica inclui graduação em Química Licenciatura (2007) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (2010) pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), além de doutorado em Educação em Ciências pela UFRGS (2015). Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA entre 2016 e 2018. Antes de ingressar na UFRGS, Daniele acumulou 12 anos de experiência na indústria química, atuando nos setores têxtil, alimentício e de tintas, com foco em pesquisa e desenvolvimento, controle de qualidade e processos, além de planejamento e controle de produção. Também lecionou por 10 anos no Centro Universitário Metodista do IPA e por 6 anos na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. Seus interesses de pesquisa abrangem teorias de aprendizagem, iniciação científica, estratégias de ensino, formação de professores, história e contextualização da química, ensino de química orgânica e estereoquímica. Daniele tem contribuído significativamente para o campo do ensino de química, buscando sempre inovar e aprimorar as práticas pedagógicas na área.

 

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Publicado

2025-05-07

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Artigos