A temática indígena na sala de aula: possibilidades para um ensino de ciências na perspectiva da lei n.º 11.645/08
The indigenous theme in the classroom: Possibilities for teaching science from the perspective of Law N° 11.645/08
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.12443Resumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar possibilidades didáticas para fomentar e concretizar a abordagem da temática indígena em sala de aula, a fim de auxiliar na implementação da lei n.º 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do estudo da História e da Cultura afro-Brasileira e Indígena na Educação Básica brasileira. A inserção do estudo da temática indígena no ensino de Ciências é estratégia fundamental para desconstruir representações, equívocos e estereótipos que estão enraizados na sociedade brasileira e que são frequentemente disseminados pelos meios de comunicação e, em grande medida, construídos dentro das escolas, devido à predominância de um currículo eurocêntrico e colonial. Por essa razão, é crucial apresentar uma nova narrativa, que desafie ideias que foram historicamente aceitas como verdades absolutas, revisando o conhecimento que a sociedade e as instituições de ensino têm sobre os povos indígenas. Isso implica romper com um silêncio estabelecido, oferecendo voz e visibilidade a essas comunidades. Assim, é vital assegurar a implementação efetiva da lei n.º 11.645/08 nas escolas, garantindo que a legislação e as instituições atuem em conjunto para combater e desafiar esses estereótipos arraigados. Por isso, neste trabalho almeja-se fornecer subsídios didáticos que fomentem a implementação da abordagem da temática indígena na escola, dentre os quais se pode destacar informações e conhecimentos acerca da temática indígena, possibilidades didáticas para se aprender sobre o tema e inseri-lo na sala de aula; obras da literatura indígena, livros sobre o assunto, vídeos, artigos e textos científicos, além de representantes dos povos indígenas contemporâneos.
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