The scientific communication on environmental sustainability in administration in Brazil

Authors

  • Iara Regina dos Santos Parisotto Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Maria Tereza Saraiva de Souza Centro Universitário da FEI
  • Celso Machado Junior Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU
  • Milton Abreu Campanário Universidade São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.18316/2236-6377.16.40

Keywords:

Scientific Communication, Theses, Dissertations, Search in Management.

Abstract

The aim of this study is to show an overview of the dissemination of knowledge generated by theses and dissertations produced on environmental sustainability programs in post-graduate studies in administration of Brazil. Was performed descriptive, documentary research was conducted in a qualitative and quantitative approach. It was found that 54% of theses and dissertations have not generated any type of publication. The jobs that were disseminated manifested mostly at conferences and in scientific journals, and to a lesser extent in books.

Author Biographies

Iara Regina dos Santos Parisotto, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora (2012) em Administração UNINOVE, Mestre em Ciências Contábeis-Controladoria pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005), especialista em Gerência Contábil e Auditoria e Gerência da Qualidade dos Serviços Contábeis, graduada em Ciencias Contabeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1991). Professora TI-40H FURB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) - FURB. Atua na Coordenação Ambiental da FURB e na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FURB.

Maria Tereza Saraiva de Souza, Centro Universitário da FEI

Doutora (2000) e Mestre (1993) em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - EAESP/FGV; Especialista em Administração, Análise Organizacional, pela EBAPE/DF (1989); Bacharel em Administração pela UNA/MG (1986). Trabalhou na gestão acadêmica, como: Coordenadora e Chefe de Departamento do curso de Administração da Universidade Ibirapuera (1993 a 2002); Diretora Adjunta do Departamento de Ciências Gerenciais na gestão dos cursos de Administração e Habilitações (Marketing, Comércio Exterior e Hotelaria), Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Turismo e Secretariado Executivo da Universidade Nove de Julho (2002 a 2006). Atuou como docente nas seguintes disciplinas na graduação: Teoria das Organizações, Administração para Publicidade e Propaganda, Poder nas Organizações, Metodologia de Plano de Negócio, Orientação de TCC e Iniciação Científica na ESPM (1997 a 2003). De 2003 a 2013 foi professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PMDA) da Universidade Nove de Julho (Conceito 5), onde ministrou as disciplinas Organizações Sustentáveis e Gestão Ambiental. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação da FEI onde desenvolve pesquisa, orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado vinculados aos projetos de pesquisa nas áreas de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Foi Editora (2011 a 2012) e atualmente é editora adjunta da Revista Gestão Social e Ambiental - RGSA (B2)

Celso Machado Junior, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Doutor (2012) em Administração pela Universidade Nove de Julho UNINOVE, Mestre (2005) em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos, graduado em Engenharia Mecânica (1988) pela Universidade de Mogi das Cruzes. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - PPGA/FMU. Editor da Revista Metropolitana de Sustentabilidade RMS e revisor dos seguintes periódicos: International Journal of Biodiversity and Conservation, Revista de Administração Contemporânea RAC, Revista Gestão e Regionalidade G&R, Revista Hermes, Revista Ciências Sociais em Perspectiva RCSP e Journal of Engineering and Technology Innovation - INOVAE. Trabalhou na gestão acadêmica, como: coordenador do curso semipresencial de pós-graduação em Gestão Ambiental Ecogestão na Universidade Paulista, responsável pela implantação (2008 a 2010). Atua como docente no curso de graduação em Administração na Universidade de São Caetano do Sul e no curso de Ciências Biológicas da Universidade Paulista. Têm experiência na área de Gestão de Organizações, com ênfase em Gestão Ambiental, Recursos Humanos, Sistemas da Qualidade e Gestão do Conhecimento. Atuou em organização industrial do setor privado (1983 - 2009) em diversos setores de gestão.

Milton Abreu Campanário, Universidade São Paulo - USP

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1972), Master in City and Regional Planning - Harvard University (1976), Philosophy Doctor (PhD) - Cornell University (1981). É Bolsista Produtividade do CNPq, Professor do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo - USP (1983 - atual) e Pesquisador do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica - PGT da USP. Foi coordenador de Ciência e Tecnologia da ANPAD (2013-14). Foi Presidente e Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas IPT (1978-2006), Secretário-Adjunto de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. Foi fundador e primeiro presidente da incubadora CIETEC/USP e da Fundação Instituto de Pesquisas Tecnológicas FIPT/IPT. No IPT liderou a criação de quatro Mestrados Profissionais Tecnológicos em 1998, os primeiros do país. Atuou na criação e foi coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração - PPGA da UNINOVE - Conceito 5 da CAPES - (2001 2012), liderando ainda o APCN dos Mestrados Profissionais em Gestão de Projetos e Gestão Ambiental e Sustentabilidade desta IES. Ademais, participou ativamente das Avaliações Trienais da CAPES em 2010 e 2013. Concebeu e é Editor-Chefe da Revista de Administração e Inovação - RAI (B1 da Qualis-CAPES).

Published

2016-12-20

Issue

Section

Articles