Diversidade étnico-racial e formação de professores no instituto federal de educação, ciência e tecnologia de Minas Gerais - campus Ouro Preto (IFMG/OP)
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.4494Keywords:
Formação de Professores, Diversidade Étnico-Racial, Licenciatura de GeografiaAbstract
As reflexões aqui desenvolvidas resultam da realização de uma pesquisa inserida no Programa de Iniciação Científica que buscou entender como a diversidade étnico-racial é percebida pelos/as graduandos/as do Curso de Licenciatura de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG) - Campus Ouro Preto. O estudo focalizou nos discentes os quais se encontravam nos último período do curso. Para a coleta de dados utilizamos da aplicação de um questionário. Fez parte ainda como procedimento metodológico de pesquisa o levantamento, o estudo e a análise dos principais documentos da legislação brasileira sobre o tema. Os resultados obtidos revelaram que uma parcela significativa de graduandos/as desconhece a Lei 10.639/03 as suas Diretrizes. E mais, eles(as) consideram que não se sentem preparados para trabalhar com os sujeitos em sua diversidade étnico-racial na escola. Nesse sentido, ponderamos sobre a necessidade de se trabalhar com a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), conforme preconizada em Lei, na formação inicial de futuros docentes nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs).
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.