Avanços científico-tecnológicos e Auto(trans)formação de professores: novos tempos ... velhos desafios?!
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.4508Keywords:
Novos Tempos, Escola, Auto(trans)formação de professoresAbstract
Vivemos tempos de rápidas mudanças, sobretudo decorrentes dos avanços científicos e tecnológicos, que trazem consigo outras caracterizações na sociedade e no cotidiano das pessoas, mudando formas de interagir no e com o mundo. Esses novos tempos trazem, também, novas presenças no atual cenário educacional, bem como nas formas de ser, fazer, conviver, aprender, predominantemente influenciadas pela era tecnológica. Diante dessas inúmeras transformações, a escola ainda enfrenta o velho desafio de reconhecer essas mudanças e suas influências nas relações político-pedagógicas com os estudantes e a sociedade. Contudo, ainda não é esta a escola que temos; e esta realidade desafiadora nos coloca também diante da necessidade de uma maior atenção aos processos de auto(trans)formação com professores, entendendo esses como o primeiro passo na busca de outras formas de sentir/pensar/agir desses profissionais. Assim, as inovações e transformações científico-tecnológicas também passam a ser possíveis aliadas na educação nos/dos novos tempos, com processos de ensino-aprendizagens significativos para crianças, adolescentes, jovens e adultos do século XXI.References
ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Uma infância inquieta? In: COSTA, Marisa Vorraber (org). A educação na cultura da mídia e do consumo. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.
CORTELLA, Mário Sérgio. Educação, Escola e Docência: Novos tempos, novas atitudes. SP: Cortez Editora, 2014.
COSTA, Marisa Vorraber. A escola mantém-se como uma instituição central na vida das sociedades e das pessoas. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). A educação na cultura da mídia e do consumo. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.
FIORI, 1987. Prefácio. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Coleção O mundo hoje, vol. 21. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FLEURI, Reinaldo Matias. Reinventar o presente... pois o amanhã se faz na transformação do hoje – conversas com Paulo Freire: com textos inéditos de autoria de Paulo Freire. Fortaleza: Edições UFC, 2008 (Coleção Diálogos Intempestivos, 61).
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Coleção O mundo hoje, vol. 21. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
_____. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a mídia: novos diálogos sobre educação. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
HENZ, Celso Ilgo. Na escola também se aprende a ser gente. In: HENZ, Celso Ilgo; ROSSATO, Ricardo (org.). Educação humanizadora na sociedade globalizada. Santa Maria: Biblos, 2007.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional. Formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2009.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MORNO, Mariângela. A tecnologização dos desejos. In: COSTA, Marisa Vorraber. A educação na cultura da mídia e do consumo. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.
NIDELCOFF, Maria Tereza. Uma escola para o povo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.
RIVERO, Cléia Maria L.; GALLO, Sílvio (orgs.). A formação de professores na sociedade do conhecimento. Bauru, SP: Edusc, 2004.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.