La reflexión crítica en la práctica docente de profesores de la Universidad de Sonora.

Authors

  • Rosa María Tinajero González Universidad de Sonora
  • Rosa Elena Salazar Ruibal Universidad de Sonora

DOI:

https://doi.org/10.18316/463

Keywords:

Reflexão Crítica, Prática Docente, Professores, Reflexión Crítica, práctica docente

Abstract

A reflexão sobre o currículo e o próprio processo de ensino constitui o eixo que articula a interação entre a docência e a investigação. A investigação sobre a própria prática é a estratégia básica a partir da qual se deve enfocar o desenvolvimento profissional do docente. Objetivo: determinar se os docentes da Universidade de Sonora consideram a reflexão crítica em sua prática docente. Metodologia: investigação descritiva, transversal e prospectiva, com amostra aleatória simples de 190 docentes. Instrumento: questionário com 41 itens, validado com Alpha de Cronbach de 0,948. A tabulação e a análise dos dados foi feita com SPSS 17. Os resultados são apresentados em tabelas e gráficos, acompanhados de descrições e inferências. Resultados: os docentes têm idade média de 50 anos; 51% são do sexo masculino; o tempo médio de atuação é de 20 anos; eles atendem em média 80 alunos cada. Os professores com maior idade são os que detêm mais experiência; 48% possuem outra atividade profissional; 73% possuem estudos em nível de pós-graduação; 61,7% não possuem formação didática; 78% não refletem sobre a sua prática para avaliar-se, refletir sobre si mesmos e sobre sua atuação. Conclusão: os docentes investigados realizam uma prática heterogênea, sem formação didática e pedagógica, e não consideram a reflexão para a autoavaliação.

Palavras-chave: Reflexão Crítica; Prática Docente; Professores.

Resumen: La reflexión sobre el currículo y el propio proceso de enseñanza constituye el eje que articula la interacción entre docencia e investigación, es la investigación sobre la propia práctica, la estrategia básica a partir de la cual se debe enfocar el desarrollo profesional del docente. Objetivo: determinar si los docentes de la Universidad de Sonora consideran la reflexión crítica en su práctica docente. Metodología: investigación descriptiva, transversal, prospectiva. Muestreo aleatorio simple de 190 docentes. Instrumento: cuestionario con 41 ítems, validado con Alpha de Cronbach de 0.948,  tabulación y análisis de datos con el programa estadístico SPSS 17, presentación de resultados con tablas y gráficos de pastel, barras y dispersión, se utilizan  métodos descriptivo  e inferencial. Resultados: docentes con una media de edad de 50 años, 51% son hombres, media de antigüedad de 20 años, atienden en promedio 80 alumnos, los profesores con mayor edad son los de más experiencia, 48 % tienen otro empleo, 73 % con estudios de posgrado, 61.7 % sin formación didáctica;  78 % de los docentes no reflexionan su práctica para evaluarse, reflexionar sobre sí mismos y sus actuaciones. Conclusión: los docentes universitarios realizan una práctica heterogénea, sin formación didáctica pedagógica, y no consideran la reflexión para la autoevaluación.

Palabras-Clave: Reflexión Crítica,  práctica docente, profesores.

Published

2012-08-17

Issue

Section

In Focus