A emergência da mídia nas conversas e produções infantis sobre livros literários

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.5134

Keywords:

leitura literária – mídia – anos iniciais

Abstract

O artigo parte de referências às discussões em torno da relação entre mídia e infância, enfatizando a existência atual de uma infância midiatizada. Considerando tal cenário, seu objetivo é analisar referências midiáticas - falas, desenhos e registros escritos que envolvem a mídia, compreendendo tanto as menções às “velhas mídias”, isto é, os meios tradicionais de comunicação (TV, rádio, impresso) quanto as menções às “novas mídias” (internet, jogos digitais etc.). As referências foram capturadas no desenrolar de uma pesquisa sobre leitura de livros literários, realizada através de sessões de leitura partilhada e discussão conjunta de livros previamente escolhidos com duas turmas de 4º e 5º ano de escolas públicas de Porto Alegre. A pesquisa da qual os dados são coletados não tem como objetivo a exploração da mídia, mas enfatiza a relação entre as leituras e as experiências pessoais das crianças. Como resultado não previsto, nas discussões e trabalhos (desenhos do cotidiano) motivados pela leitura de “O pato, a morte e a tulipa”, de Wolf Erbruch, e “A caminho de casa”, de Jairo Buitrago, emergiram referências variadas à presença da TV, de filmes, de celulares e videogames na vida das crianças, mesmo se levando em conta que a maioria delas não pertence a classes economicamente favorecidas. Lançamos mão de aportes teóricos de Sibilia (2012), Girardello e Orofino (2008), Fantin (2009), entre outros, para compreender a emergência de uma criança conectada tanto às velhas quanto às novas mídias, e concluímos que, se a produtividade da leitura literária está relacionada à necessária conexão entre texto e experiência do leitor, as vivências trazidas pela mídia integram de maneira radical os atos de leitura das crianças contemporâneas.

Author Biographies

ROSA MARIA HESSEL SILVEIRA, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora colaboradora convidada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Liége Freitas Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Published

2019-08-15

Issue

Section

Dossiê