Formação de professores para a Educação Especial no Brasil e no Japão: um estudo comparado
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5807Keywords:
Educação Especial, Formação de Professores, Inclusão, Brasil, JapãoAbstract
A proposta da inclusão, apoiada na concepção dos direitos humanos, tem influenciado as políticas educacionais em vários países, exigindo adequações físicas e na formação de professores. Este estudo teve como objetivo discutir os modelos brasileiro e japonês de formação de professores para atuar com a Educação Especial. Para tanto, foram analisados documentos legais de ambos os países e artigos em português, inglês e japonês que versam sobre o tema. O estudo evidenciou que os dois países estão buscando a efetivação da Educação Inclusiva, mas há significativas diferenças na formação de professores. No Brasil, o preparo dos professores para uma educação inclusiva é orientado por normativos legais, entretanto, o cumprimento dessas orientações têm se dado de maneira incipiente nos cursos de formação. Os futuros docentes têm pouco contato com disciplinas referentes a essa modalidade de educação e há uma evidente desarticulação entre as disciplinas de formação teórica e prática. No Japão, que tem a formação de recursos humanos como forma de investimento para o crescimento do país, a profissão docente é valorizada e estabelece critérios rigorosos para a seleção dos docentes que atuarão nessa modalidade de ensino, tendo como requisito, a formação, a exigência da experiência prática e cursos específicos para a atuação na Educação Especial.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.