A prática colaborativa entre ensino regular e Educação Especial: trajetórias possíveis no cotidiano de uma escola pública
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.6288Keywords:
Prática colaborativa, AEE, Professores de sala de aula.Abstract
No presente estudo, objetiva-se verificar e analisar, no contexto escolar, a contribuição do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na articulação com o professor de sala de aula regular (SAR) para a constituição de uma prática colaborativa. Discorre-se, também, sobre o modo como a prática colaborativa entre professores de SAR e do AEE tem se efetivado no contexto escolar, destacando seus principais desafios. O estudo se baseia na abordagem histórico-cultural da aprendizagem e do desenvolvimento humano de Vigotski. Utilizou-se a pesquisa-ação colaborativa, por sua possibilidade de compreender a realidade vivida e construir conhecimentos conjuntamente, somando pesquisador e participantes. Participaram da pesquisa quatro professoras de sala de aula dos anos iniciais (1º ao 3º ano), as quais tinham estudantes com deficiência intelectual matriculados, e uma professora do AEE. Os procedimentos para geração de dados se deu por meio de sessões reflexivas individuais e coletivas. A pesquisa permitiu verificar que a prática colaborativa entre professores de SAR e do AEE ainda se apresenta como um desafio no contexto da escola pública, principalmente em relação ao tempo, ao espaço e à abertura dos profissionais para o estabelecimento dessa articulação. No entanto, observou-se que, na escola investigada, tem se constituído um movimento, principalmente por iniciativa da professora do AEE, para que esta se estabeleça. Na avaliação das professoras participantes, a prática colaborativa se configura como uma estratégia eficiente na promoção de mudanças de concepções e práticas que favoreçam a inclusão escolar de estudantes com deficiência.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.