Investigando conhecimentos prévios de trigonometria dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.6788Keywords:
Ensino de Matemática, Trigonometria, Conhecimentos Prévios. Aprendizagem SignificativaAbstract
Nesse artigo apresentamos um recorte do estudo desenvolvido no âmbito de uma tese em Ensino, com 26 alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de identificar os conhecimentos prévios dos participantes da pesquisa acerca da trigonometria no triângulo retângulo. O mesmo visou nortear o encadeamento de uma sequência didática sobre o ensino de trigonometria no triângulo retângulo, de modo a elencar as principais contribuições e possíveis alternativas para desenvolver um ensino significativo para o aluno. O trabalho foi baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel e colaboradores. De acordo com os resultados, podemos concluir que os alunos tinham conhecimentos prévios acerca de: trigonometria, relações métricas no triângulo, triângulo retângulo, ângulo, semelhança de triângulos, teorema de Tales, entre outros. Os dados coletados e analisados nessa fase corroboraram para reestruturação/construção da sequência didática pensada para esse nível de ensino, que norteou as ações seguintes desenvolvidas no contexto da tese.Downloads
Published
2021-10-19
Issue
Section
Experiences
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.