Possibilidades para o entendimento de uma educação decolonial nas propostas de sociedade de Simón Rodríguez e José Martí
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.7499Keywords:
Decolonial, Simón Rodríguez, José Martí, Educação PopularAbstract
Nossa proposta é oferecer uma leitura sobre o pensamento latino-americano por meio das ideias educacionais presentes nas obras de Simón Rodríguez (1769-1854) e José Martí (1853-1895), enquanto uma possível pedagogia decolonial. Visamos contribuir para a produção de conhecimento em torno do que Luciana Ballestrin (2013) chamou de “giro decolonial”, oriundo dos anos de 1990 e ainda em construção, sob os intentos de vislumbrar a política e a cultura latino-americana a partir do que foi produzido pelos sujeitos históricos oriundos das híbridas culturas do eixo sul. Percebemos nas ideias de Rodriguez e Martí, uma proposta de educação popular posta a serviço da autonomia e da liberdade e que pode ser entendida também como possível matriz para uma educação decolonial latino americana. Com isso, buscamos contribuir para a constituição dos suportes teóricos da história e da pedagogia.References
AGUIAR, J. “Teoria pós-colonial, estudos subalternos e América Latina: uma guinada epistemológica?”. Revista Estudos de Sociologia, v. 21, n. 41, p. p.273-289, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/8659/6059. Acesso em: 04 set. 2020.
BALLESTRIN, L. “América Latina e o giro decolonial”. Revista Brasileira de Ciência Política, v.2, n.11, p.89-117, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbcpol/n11/04.pdf. Acesso em: 02 jul. 2020.
BELLO, E. “O pensamento descolonial e o modelo de cidadania no novo consitucionalismo latinoamericano”. Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD),v.7, n.1, p.49-61, 2015. Disponível em:http://revistas.unisinos.br/index.php/RECHTD/article/view/rechtd.2015.71.05/4547. Acesso em: 02 jul. 2020.
BRASIL. Lei Nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 8, p. 1, 10 jan. 2003b. Disponível em: https://www.mpma.mp.br/arquivos/CAOPDH/Leis_10.639_2003__inclus%C3%A3o_no_curr%C3%ADculo_oficial_da_Hist%C3%B3ria_e_Cultura_Afrobrasileira.pdf. Acesso em: 01 set. 2020.
________. Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino da história afrobrasileira e africana. Brasília: SECAD/ME, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/orientacoes_etnicoraciais.pdf. Acesso em: 01 set. 2020.
ESCOBAR, A. “Mundos y conocimientos de otro modo – O programa de investigación de modernidade/colonialidad latinoamericano”. Revista Tabula Rasa, n.4, p. 50-161, 2003. Disponível em: http://www.revistatabularasa.org/numero-1/escobar.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.
GONZÁLEZ, M.; PUPO, R.. José Martí: la educación como formación humana. Editora Colibri. Havana, 2017.
GROSFOGUEL, R. “Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos póscoloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global”. Revista Crítica de Ciências Sociais, n.80, p.115-147, 2008. Disponível em: https://journals.openedition.org/rccs/697. Acesso em 15 jul. 2020.
IBGE. Projeção da População das Unidades da Federação Por Sexo e Idade para o período 2000/2060. 2013. Disponível em: ftp://ftp.ibge.gov.br/Projecao_da_Populacao/Projecao_da_Populacao_2013/nota_metodologica_2013.pdf. Acesso em: 01 set. 2020.
_____. “Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil”. In: Estudos e Pesquisas. Informação Demográfica e Socioeconômica, nº 41. 2019. ISBN 978-85-240-4513-4
MALDONADO-TORRES, N. “La descolonización y el giro des-colonial”. Tábula Rasa, v.2, n.9, p. 61-72, 2008. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/tara/n9/n9a05.pdf. Acesso em 15 jul. 2020.
MAZILÃO FILHO, A. “A política educacional de Simón Rodríguez para Peru e Bolívia”. IN: Anais do IX Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais (COPEHE), Uberlândia, 2017.
__________. “Simón Rodríguez e a gênese da Educação Popular latino-americana”. In: Anais do 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, São João del-Rei, 2014. Disponível em: https://anpedsudeste2014.files.wordpress.com/2015/04/ageu-quintino-mazilc3a3o-filho.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.
MARTÍ, J. Ideário Pedagógico. La Habana: Centro de Estudos Martianos, 1990.
_________. Educação em nossa América. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.
NASSIF, R. (Org.). José Martí. Recife: Editora Massangana - Fundação Joaquim Nabuco, 2010.
OLIVEIRA, C. “Breve introdução ao giro decolonial: poder, saber e ser”. II Seminário Científico da FACIG - I Jornada de Iniciação Científica da FACIG –novembro de 2016. p.1-7. Disponível em: http://pensaracademico.facig.edu.br/index.php/semiariocientifico/article/view/53/38. Acesso em: 15 jul. 2020.
OLIVEIRA, L.; CANDAU, V. “Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil”. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.26, n.01, p.15-40, abr. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/02.pdf. Acesso em: 17 jul. 2020.
PRATT, M. Os Olhos do Império. Relatos de viagem e transculturação. Bauru, EDUSC, 1999.
RODRÍGUEZ, S. “Extracto sucinto de mi obra sobre la educación republicana”. In: Revista Historia de la Educación Latinoamericana, Tunja, Colombia: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, n°.9, 2007, pp. 105-134. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/869/86900905.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.
___________. Inventamos o erramos. Caracas, Venezuela: Monte Ávila Editores Latinoamericana, 2004.
SANTOS, B. “Epistemologías del Sur”. Revista Internacional de Filosofia Iberoamericana y Teoría Social, v. 16, n. 54, p. 17-39, jul./set. 2011. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4231309. Acesso em: 03 set. 2020.
SANTOMÉ, J. Currículo escolar e justiça social: o Cavalo de Troia da Educação. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOS, K. “O pensamento pedagógico de Simón Rodríguez: por uma educação pública e popular”. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 11, n. 3, set./dez. 2018. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9730. Acesso em: 20 jul. 2020.
SAVIANI, D. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
SILVA, I. “Simón Rodríguez e o fator esperança na história da educação latino-americana”. II CONEDU. Campina Grande, PB. 2015. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2015/TRABALHO_EV045_MD1_SA1_ID6329_15082015002619.pdf. Acesso em 25 jul. 2020.
STRECK, D. “José Martí e a educação popular: um retorno às fontes”. Educação e Pesquisa. São Paulo, V.34, n.1, p.11-25, jan./abr. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v34n1/a02v34n1.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.
________. José Martí & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008a, 103p.
TODOROV, T. O espírito das Luzes. São Paulo: Editora Barcarolla, 2008.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.