Possibilidades para o entendimento de uma educação decolonial nas propostas de sociedade de Simón Rodríguez e José Martí

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.7499

Keywords:

Decolonial, Simón Rodríguez, José Martí, Educação Popular

Abstract

Nossa proposta é oferecer uma leitura sobre o pensamento latino-americano por meio das ideias educacionais presentes nas obras de Simón Rodríguez (1769-1854) e José Martí (1853-1895), enquanto uma possível pedagogia decolonial. Visamos contribuir para a produção de conhecimento em torno do que Luciana Ballestrin (2013) chamou de “giro decolonial”, oriundo dos anos de 1990 e ainda em construção, sob os intentos de vislumbrar a política e a cultura latino-americana a partir do que foi produzido pelos sujeitos históricos oriundos das híbridas culturas do eixo sul. Percebemos nas ideias de Rodriguez e Martí, uma proposta de educação popular posta a serviço da autonomia e da liberdade e que pode ser entendida também como possível matriz para uma educação decolonial latino americana. Com isso, buscamos contribuir para a constituição dos suportes teóricos da história e da pedagogia.

Author Biographies

Rosana Areal Carvalho, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em história pela Universidade Federal de Mato Grosso (1987) e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Ouro Preto, atuando na Graduação e na Pós-graduação, com orientação de mestrado. Desenvolve pesquisas em História da Educação, com ênfase para os seguintes objetos, na relação com a educação: história das instituições escolares; intelectuais; espaço público; imprensa; e fontes para história da educação. Pós-doutorado em Hstória da Educação junto ao GEPHE/FAE/UFMG e NEPHE/FACED/UFU. Investigadora da Ciência Logosófica.

Raphael Ribeiro Machado, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorando em Educação pelo PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto. Possuo mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG - 2013) e graduação em História - Licenciatura e Bacharelado - pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - 2010). Tenho experiência com os seguintes temas em Educação: História da Educação, História da Educação Profissional no Brasil, Educação Profissional e Tecnológica, Fundamentos da Educação: História, Filosofia e Sociologia. Atuei na área da docência em História, Filosofia e Sociologia nos ensinos fundamental, médio, técnico, Preparatórios para o ENEM, IFMG e na Educação de Jovens e Adultos, nas redes pública e particular na cidade de Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete desde 2013.

Alice Lopes Spindula, Universidade Federal de Ouro Preto

Alice Lopes Spindula é graduada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2016-2018). Durante a graduação foi bolsista do Programa UFOP com a Escola, atuando com professores da rede pública de ensino da Região dos Inconfidentes (2017-2018). Em seguida, foi bolsista de Iniciação Científica pela FAPEMIG na área de História da Educação (2018-2019). Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa GERAES na UFOP; Realiza pesquisas e a produção de artigos acadêmicos na área da História e da Educação desde 2017. Exerceu a profissão de professora na rede pública de ensino do estado de Minas Gerais durante o ano de 2019. Atualmente é aluna do Mestrado em Educação na Universidade Federal de Ouro Preto.

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Published

2021-12-17

Issue

Section

In Focus