Educação social e brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossense
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v27i2.7791Abstract
O brincar e as brincadeiras fazem parte do contexto da criança e esta ação, no Brasil, é um direito que vem sendo garantido em diferentes contextos, sendo as práticas educativas sociais um exemplo. Neste sentido, esta pesquisa busca apresentar e analisar o brincar e as brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossense a partir de uma ação educativa de educação social. A estrutura metodológica deste trabalho foi pautada em uma abordagem qualitativa e em procedimentos metodológicos de campo, utilizando os desenhos feitos pelas crianças em uma roda de conversa como estratégia de coleta de dados. Constatamos que a ação de educação social na escola contribuiu para a garantia do acesso ao brincar como direito e que as brincadeiras das crianças na escola refletem o processo de ensino-aprendizagem do contexto escolar e da intervenção da ação de educação social do projeto de extensão. Destaca-se a falta de maior representação da cultura pantaneira, uma vez que as brincadeiras apresentadas pela maioria são realizadas em grupo.Downloads
Published
2022-08-17
Issue
Section
Articles
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.