A (in)visibilidade da sexualidade da pessoa surda associada a deficiência intelectual: um estudo de caso na APAE
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v27i3.7829Keywords:
Sexualidade, Surdez, Deficiência intelectual, APAE.Abstract
O estudo teve como objetivo analisar a sexualidade na percepção de uma estudante surda com Deficiência Intelectual (DI), de 36 anos de idade, do sexo feminino, matriculada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em uma cidade do interior de Mato Grosso do Sul (MS). Toda a formação na educação básica da participante foi realizada em classes regulares de escolas públicas do estado de MS. Trata-se de um estudo de caso, e para coleta de dados realizou-se uma entrevista semiestruturada com a participante, a qual abordou questões sobre sexualidade. A comunicação foi realizada por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A pesquisa foi realizada em tempos de pandemia do novo Coronavírus, por conta disso a entrevista foi realizada na residência da participante seguindo todas as orientações de medidas de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS). O estudo permite afirmar que a estudante possui um escasso conhecimento sobre sexualidade, apontamos a necessidade dessas questões serem tratadas de forma mais significativa na APAE, consideramos indispensável o desenvolvimento de novas propostas pedagógicas que alcancem as informações necessárias sobre sexualidade.References
ALBULQUERQUE, P. P. Sexualidade e deficiência intelectual: um curso de capacitação para pais. Psicologia e Argumento. Curitiba, v. 29, n. 64, jan./mar. 2011.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA); Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5; [tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento] 5ª ed.– Porto Alegre, Artmed, 2014.
APAE. Projeto Pedagógico: Escola de Educação Especial “Raio de Sol” - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Nova Andradina-MS. 2018.
BARBOZA, R. Sexualidade e Reprodução como Direitos das Pessoas com Deficiência Intelectual e suas interfaces com as Políticas Públicas Nacionais de Educação e Saúde: lacunas e possibilidades. R. Pol. Públ., São Luís,V.17, n.2,p.467- 477, 2013.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011.
BASTOS, O. M.; DESLANDES, S. F. Sexualidade e deficiência intelectual: narrativas de pais de adolescentes. Physis. 2012.
BOURDIEU, P. A miséria do mundo. Tradução de Mateus S. Soares. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm>. Acesso em 04.out 2020.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de setembro de 2005. Disponível em:
< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>. Acesso em 04.out 2020.
CAMPOS, Maria Fernanda de Arruda. Concepção da sexualidade de estudantes surdos usuários de libras em uma escola polo. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - Universidade Estadual Paulista. 2015.
CARVALHO, J. N.; GOMES, S. A. O;. BRAZ, R. M. M. Construindo um blog educativo sobre a sexualidade para alunos com deficiência auditiva. Revista Práxis, v. 12, n. 23, junho, 2020.
CRESWELL, J. W. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010
DANTAS, T. C.; SILVA, J. S. S.; CARVALHO, M. E. P. Entrelace entre gênero, sexualidade e deficiência: uma história feminina de rupturas e empoderamento. Revista Brasileira Educação Especial. vol.20, n.4, 2014.
DREYER, L. R. O.; MATEUS, M. A. R.; GONÇALVES, J. P. Pessoas com surdez e suas relações com a Sexualidade: silenciamentos e descobertas. Revista Textura (ULBRA), Revista de Educação e Letras. v. 20 n. 44, 2018.
FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
GIAMI, A. O anjo e a fera: sexualidade, deficiência mental, instituição (Macedo, L., trad.). São Paulo: Casa do Psicólogo. 2004.
GONÇALVES, J. P.; BARBOSA, M. M. F. Opiniões de mães e profissionais sobre a sexualidade de pessoas com deficiência intelectual. Revista Exitus, Santarém/PA. Vol. 10. 2020.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: Como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 8ª Edição. Ed. Record, Rio de Janeiro – São Paulo, 2004.
HONORA, M.; FRIZANCO, M. L. Esclarecendo as deficiências: Aspectos teóricos e práticos para contribuir com uma sociedade inclusiva. Ciranda Cultural, 2008.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
LOURO, G. L. Pedagogias das Sexualidades. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O Corpo Educado. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
MAIA, A. C. B. Vivência da sexualidade a partir do relato de pessoas com deficiência intelectual. Psicologia em Estudo, v. 21, n. 1, p. 77-88, 2016.
MAIA, A. C. B, et al. Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual. Estudos de Psicologia. Campinas v. 32, 427-435, 2015.
MAIA, A. C. B.; RIBEIRO, M. R. P. Desfazendo Mitos para Minimizar o Preconceito sobre a Sexualidade de Pessoas com Deficiências. Rev.Bras.Ed. Esp. Marília, v.16, n.2.p.159-176, 2010.
MAIA, A. C. B. Inclusão e sexualidade: Na voz de pessoas com deficiência física. Curitiba: Juruá, 2011.
MAIA, A. C. B. Sexualidade e deficiências. São Paulo: Ed. UNESP, 2006.
MENDES, R. M. O. O uso de material didático em libras como ferramenta inclusiva para alunos surdos. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Tecnológica Federal Do Paraná. Ponta Grossa. 2018.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13ª ed. São Paulo: Hucitec/Abrasco, 2013.
QUADROS, R. M.; SCHMIEDT, M. L. P. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006.
SANTOS, M. R. Educação de surdos: o discurso da inclusão educacional produzido por surdos e ouvintes. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado do Amazonas. 2017.
SANTOS, M. S. A. O ensino da arte nas Apaes: a metodologia ativa como uma possibilidade. Trabalho de Conclusão de Curso. UNESC. 2015.
SEEP/MEC. Educação infantil: saberes e práticas da inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização: surdez. [4. ed.] / elaboração profª Daisy Maria Collet de Araujo Lima – Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal... [et. al.]. – Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.
SOUSA, L. B.; FERNANDES, J. F. P., & BARROS, M. G. T. Sexualidade na adolescência: análise da influência de fatores culturais presentes no contexto familiar. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 19, n. 4, p. 408-413. 2006.
TRIVINÕS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VIEIRA, C. M.; COELHO, M. A. Sexualidade e deficiência intelectual: concepções, vivências e o papel da educação. Revista Tempos e Espaços em Educação. Ed. 7. 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.