A (in)visibilidade da sexualidade da pessoa surda associada a deficiência intelectual: um estudo de caso na APAE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i3.7829

Palavras-chave:

Sexualidade, Surdez, Deficiência intelectual, APAE.

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a sexualidade na percepção de uma estudante surda com Deficiência Intelectual (DI), de 36 anos de idade, do sexo feminino, matriculada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em uma cidade do interior de Mato Grosso do Sul (MS). Toda a formação na educação básica da participante foi realizada em classes regulares de escolas públicas do estado de MS. Trata-se de um estudo de caso, e para coleta de dados realizou-se uma entrevista semiestruturada com a participante, a qual abordou questões sobre sexualidade. A comunicação foi realizada por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A pesquisa foi realizada em tempos de pandemia do novo Coronavírus, por conta disso a entrevista foi realizada na residência da participante seguindo todas as orientações de medidas de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS). O estudo permite afirmar que a estudante possui um escasso conhecimento sobre sexualidade, apontamos a necessidade dessas questões serem tratadas de forma mais significativa na APAE, consideramos indispensável o desenvolvimento de novas propostas pedagógicas que alcancem as informações necessárias sobre sexualidade.

Biografia do Autor

Jakellinny Gonçalves de Souza Rizzo, UFMS

Doutorada em educação (UFMS), Mestrado em Educação e graduação em Letras Libras pela UFGD.

JOSIANE PERES GONÇALVES, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Pós-Doutorado pela mesma instituição. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS).

 

Referências

ALBULQUERQUE, P. P. Sexualidade e deficiência intelectual: um curso de capacitação para pais. Psicologia e Argumento. Curitiba, v. 29, n. 64, jan./mar. 2011.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA); Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5; [tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento] 5ª ed.– Porto Alegre, Artmed, 2014.

APAE. Projeto Pedagógico: Escola de Educação Especial “Raio de Sol” - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Nova Andradina-MS. 2018.

BARBOZA, R. Sexualidade e Reprodução como Direitos das Pessoas com Deficiência Intelectual e suas interfaces com as Políticas Públicas Nacionais de Educação e Saúde: lacunas e possibilidades. R. Pol. Públ., São Luís,V.17, n.2,p.467- 477, 2013.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011.

BASTOS, O. M.; DESLANDES, S. F. Sexualidade e deficiência intelectual: narrativas de pais de adolescentes. Physis. 2012.

BOURDIEU, P. A miséria do mundo. Tradução de Mateus S. Soares. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm>. Acesso em 04.out 2020.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de setembro de 2005. Disponível em:

< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>. Acesso em 04.out 2020.

CAMPOS, Maria Fernanda de Arruda. Concepção da sexualidade de estudantes surdos usuários de libras em uma escola polo. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - Universidade Estadual Paulista. 2015.

CARVALHO, J. N.; GOMES, S. A. O;. BRAZ, R. M. M. Construindo um blog educativo sobre a sexualidade para alunos com deficiência auditiva. Revista Práxis, v. 12, n. 23, junho, 2020.

CRESWELL, J. W. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010

DANTAS, T. C.; SILVA, J. S. S.; CARVALHO, M. E. P. Entrelace entre gênero, sexualidade e deficiência: uma história feminina de rupturas e empoderamento. Revista Brasileira Educação Especial. vol.20, n.4, 2014.

DREYER, L. R. O.; MATEUS, M. A. R.; GONÇALVES, J. P. Pessoas com surdez e suas relações com a Sexualidade: silenciamentos e descobertas. Revista Textura (ULBRA), Revista de Educação e Letras. v. 20 n. 44, 2018.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

GIAMI, A. O anjo e a fera: sexualidade, deficiência mental, instituição (Macedo, L., trad.). São Paulo: Casa do Psicólogo. 2004.

GONÇALVES, J. P.; BARBOSA, M. M. F. Opiniões de mães e profissionais sobre a sexualidade de pessoas com deficiência intelectual. Revista Exitus, Santarém/PA. Vol. 10. 2020.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: Como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 8ª Edição. Ed. Record, Rio de Janeiro – São Paulo, 2004.

HONORA, M.; FRIZANCO, M. L. Esclarecendo as deficiências: Aspectos teóricos e práticos para contribuir com uma sociedade inclusiva. Ciranda Cultural, 2008.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

LOURO, G. L. Pedagogias das Sexualidades. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O Corpo Educado. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

MAIA, A. C. B. Vivência da sexualidade a partir do relato de pessoas com deficiência intelectual. Psicologia em Estudo, v. 21, n. 1, p. 77-88, 2016.

MAIA, A. C. B, et al. Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual. Estudos de Psicologia. Campinas v. 32, 427-435, 2015.

MAIA, A. C. B.; RIBEIRO, M. R. P. Desfazendo Mitos para Minimizar o Preconceito sobre a Sexualidade de Pessoas com Deficiências. Rev.Bras.Ed. Esp. Marília, v.16, n.2.p.159-176, 2010.

MAIA, A. C. B. Inclusão e sexualidade: Na voz de pessoas com deficiência física. Curitiba: Juruá, 2011.

MAIA, A. C. B. Sexualidade e deficiências. São Paulo: Ed. UNESP, 2006.

MENDES, R. M. O. O uso de material didático em libras como ferramenta inclusiva para alunos surdos. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Tecnológica Federal Do Paraná. Ponta Grossa. 2018.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13ª ed. São Paulo: Hucitec/Abrasco, 2013.

QUADROS, R. M.; SCHMIEDT, M. L. P. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006.

SANTOS, M. R. Educação de surdos: o discurso da inclusão educacional produzido por surdos e ouvintes. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado do Amazonas. 2017.

SANTOS, M. S. A. O ensino da arte nas Apaes: a metodologia ativa como uma possibilidade. Trabalho de Conclusão de Curso. UNESC. 2015.

SEEP/MEC. Educação infantil: saberes e práticas da inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização: surdez. [4. ed.] / elaboração profª Daisy Maria Collet de Araujo Lima – Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal... [et. al.]. – Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.

SOUSA, L. B.; FERNANDES, J. F. P., & BARROS, M. G. T. Sexualidade na adolescência: análise da influência de fatores culturais presentes no contexto familiar. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 19, n. 4, p. 408-413. 2006.

TRIVINÕS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VIEIRA, C. M.; COELHO, M. A. Sexualidade e deficiência intelectual: concepções, vivências e o papel da educação. Revista Tempos e Espaços em Educação. Ed. 7. 2014.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Edição

Seção

Artigos