A influência ideológica da ditadura militar na reforma da educação (1964-1971): uma análise da educação moral e cívica sob o aspecto da violência simbólica
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v27i2.8624Keywords:
Ditadura Militar, Reforma da Educação, Ideologia, Violência SimbólicaAbstract
O artigo “A influência ideológica da ditadura militar na reforma da educação: uma análise sob o aspecto da violência simbólica”, tem o objetivo de analisar como a influência ideológica do regime, na reformulação normativa do sistema educacional no período entre 1964 a 1971, em especial na disciplina de Educação Moral e Cívica (E.M.C.), com subsídio teórico de Pierre Bourdieu, sedimentada no construtivismo estruturalista, que se pauta na análise das relações sociais mediante o que considera como campo, habitus e violência simbólica. O objetivo de trabalhar com a ideia da violência simbólica é para demonstrar como grupos dominantes se sobrepõem aos dominados. Constatou-se que as reformas no sistema educacional foram realizadas, em razão da segurança nacional, para estancar a ameaça comunista no país, para estruturar o desenvolvimento econômico nacional utilizando-se como um dos meios opressores – além da repressão e tortura – o ambiente escolar cuja característica da disciplina de E.M.C serve para que as pessoas, desde a tenra idade, agissem de acordo com o que se esperava em relação ao patriotismo, à nacionalidade, ao espírito religioso e ao sentimento de união, com o intuito de absorver as contradições sociais e contribuir para a constituição de um Estado soberano.Downloads
Published
2022-10-14
Issue
Section
Articles
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.