Um estudo sobre as decorrências do processo de municipalização: o caso das escolas ocupando o mesmo espaço
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v27i1.8863Keywords:
Municipalização do ensino, Escola pública, Ensino fundamental, Compartilhamento de espaço escolar.Abstract
O processo de municipalização do ensino público no Brasil, realizado com maior ênfase a partir da década de 1990, gerou mudanças administrativas e consequências no campo educacional em todo o país. Em São Caetano do Sul, cidade localizada na região metropolitana de São Paulo, a partir da municipalização, que se iniciou em 2007, duas escolas passaram a compartilhar o mesmo espaço (prédio), uma situação inédita e singular no município. Dessas unidades escolares, uma é municipal e atende alunos do ensino fundamental, anos iniciais, e a outra é estadual e assiste aos estudantes do ensino fundamental, anos finais, e do ensino médio. Este estudo analisa, na visão de alguns atores escolares (gestores, professores, funcionários, alunos e pais), as decorrências do processo de municipalização, onde duas escolas passaram a compartilhar o mesmo espaço. Para tal, utilizou-se a metodologia qualitativa, por meio entrevistas para a coleta dos dados. Os resultados revelaram a presença de elementos de conflitos; de incertezas profissionais; de ausência de consenso em relação à municipalização; de comparações entre os estabelecimentos de ensino e de melhorias na infraestrutura escolar. Todas essas questões foram potencializadas por um cenário marcado pela ausência de diálogo, de planejamento e de colaboração, principalmente entre as diversas equipes gestoras que já atuaram pelas duas esferas. Os dados podem ser utilizados por universidades em cursos de formação de gestores e professores e por secretarias educação e diretorias de ensino que pretendam realizar o processo de municipalização.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.