A influência de Chassot no Ensino de Química: Uma análise de dissertações e teses brasileiras

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DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i4.8927

Abstract

O presente artigo analisou as citações a Attico Chassot em 1512 teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, a partir das palavras-chave “ensino”, “aprendizado”, “aprender” e “educação química”. O número absoluto de teses e dissertações selecionadas indicou um crescimento da área de Educação Química no Brasil nos últimos 30 anos, acompanhando a tendência observada anteriormente na literatura. Constatou-se que Chassot é citado em 34% das publicações, apresentando grande influência na formação de mestres e doutores na área de Ensino de Química. Suas obras mais citadas foram os livros “Alfabetização Cientifica: questões e desafios para educação”, “Para que(m) é útil o ensino?”, “A ciência através dos tempos”, “Catalisando transformações na educação” e “A educação no ensino de Química”, que corresponderam a cerca de 68% das citações, seguidos por artigos científicos, que corresponderam a 23%. Dentre os temas mais discutidos por Chassot em suas publicações, notou-se uma maior influência em História da Ciência e da Química, formação e atuação de professores e a estruturação do ensino no Brasil.

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Published

2024-06-27

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Articles