Políticas educacionais para a não discriminação de gênero no Brasil e Chile: Um olhar a partir da Plataforma de Ação de Pequim
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.9911Keywords:
Políticas educacionais, gênero, plataforma de ação, discriminação.Abstract
Este artigo analisa as proposições de políticas educacionais para a não discriminação de gênero no Brasil e no Chile, no período de 1994-2016, identificando suas especificidades e como elas respondem as exigências da Plataforma de Ação de Pequim. Isto é, busca-se analisar como os países incluíram as medidas desse documento da ONU em seus planos governamentais, em vista da construção da igualdade de gênero, da superação da discriminação e da violência contra as mulheres, a partir da Educação. Trata-se de um estudo qualitativo, baseado em análise documental, em uma perspectiva comparativa e interpretativa, segundo os referenciais teóricos do feminismo e dos estudos de gênero. Resultados apontam esforços, tanto do Chile quanto do Brasil, na proposição de políticas que atendam as medidas da Plataforma de Ação. As especificidades se relacionam aos contextos em que as ações foram formuladas, ao tempo cronológico e às estratégias de formulação dos planos de políticas adotadas por cada país.
References
BADIE, Bertrand; HERMET, Guy. Política comparada. 1.ed. México: Fondo de Cultura Económica, 1993
BANDEIRA, Lourdes M. A transversalidade da perspectiva de gênero nas políticas públicas. Brasília: CEPAL/SPM, 2004.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Diversidade: Programa Gênero e Diversidade na Escola vai beneficiar mais de mil professores, 24 de maio de 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/202-264937351/6330-sp-227339367. Acesso em: 2 abr. 2020.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria. Secretaria de Políticas para as Mulheres. II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, 2008-2011. Brasília: SPM, 2008.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. I Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, 2005-2007. Brasília: SPM, 2005.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Políticas para as Mulheres. III Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, 2013-2015. Brasília: SPM, 2013.
CEPAL. Políticas públicas y institucionalidad de género en América Latina (1985-2010). Virginia Guzmán Barcos Sonia Montaño Virreira. Série Mujer y Desarrollo 118. División de Asuntos de Género. Naciones Unidas. Santiago de Chile, octubre de 2012.
CHILE. Servicio Nacional de la Mujer. Plan de Igualdad de Oportunidades para las
Mujeres, Servicio Nacional de la Mujer 1994-1999. Santiago: SERNAM, 1994.
CHILE. Servicio Nacional de la Mujer. Plan de Igualdad de Oportunidades entre Mujeres y Hombres 2000-2010. Santiago: SERNAM, 2000.
CHILE. Servicio Nacional de la Mujer. Plan de Igualdad entre Hombres y Mujeres 2011-2020. Santiago: SERNAM, 2010.
CRENSHAW, Kimberlé W. Demarginalizing the intersection of race and sex: a black feminist critique of discrimination doctrine, feminist theory and antiracist politics. University of Chicago: Legal Forum, p. 139-167, 1989.
FURLIN, NEIVA. A relação entre Estado e sociedade no processo de institucionalização das políticas de gênero no Brasil e Chile. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 32. p. 169-206, 2020.
HIRATA, Helena. Gênero, classe e raça Interseccionalidade e consubstancialidade das relações sociais. Tempo Social, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 61-73, 2014.
LAURETIS, Teresa de. A tecnologia de gênero. In: HOLANDA, Eloísa Buarque de (org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 206-242.
LOURO, Guacira L. Gênero, sexualidade e educação. 3. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1999
MARIANO, Silvana Aparecida. Modernidade e crítica da modernidade: a Sociologia e alguns desafios feministas às categorias de análise. Cadernos Pagu, Campinas-SP, Unicamp. n.30, p. 345-372, jan. -jun.2008.
ONU MULHERES – BRASIL. Conferências Mundiais da Mulher. Disponível em: http://www.onumulheres.org.br/planeta5050-2030/conferencias/. Acesso em: 22 dez. 2020a.
ONU MULHERES – BRASIL. Mundo precisa avançar na igualdade de gênero, diz ONU 25 anos após Conferência de Pequim. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/93873-mundo-precisa-avancar-na-igualdade-de-genero-diz-onu-25-anos-apos-conferencia-de-pequim. Acesso em: 22 dez. 2020b.
PIMENTEL, Silvia. Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW) 1979. ONU MULHERES. Instrumentos Internacionais de Direitos das Mulheres. Disponível em: http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2013/03/convencao_cedaw.pdf. Acesso em: 22 de out. 2019.
PISCITELLI, Adriana. Interseccionalidade, categorias de articulação e experiências de migrantes brasileiras. Sociedade e Cultura, v.11, n.2, p. 263-274, jul/dez, 2008.
ROUSSEF, Dilma. Discurso de Lançamento do Programa Rede Cegonha. Minas Gerais, 28 de março de 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=63&v=hy86q3EN0x4. Acesso: 11 de fevereiro de 2019.
SALAZAR, Ana L. Flores. Políticas públicas de igualdad de género en Chile y Costa Rica. Un estudio comparado. (Tese de Doctorado en Gobierno y Administración Pública) – Instituto Universitario de Investigación Ortega y Gasset, Universidad Complutense de Madrid, Madrid, 2015.
SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Revista Educação e Realidade. Porto Alegre: UFRGS, v.16. n.2, p.5-22, jul/dez.1990.
VIOTTI, Maria Luiza Ribeiro. Declaração e Plataforma de Ação da IV Conferência Mundial sobre a Mulher. Instrumentos internacionais de direitos das mulheres, p. 148-158, Pequim, 1995. Disponível em: http://www.unfpa.org.br/Arquivos/declaracao_Pequim.pdf Acesso em: 17 maio 2018.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.