O tema do TDAH na aprendizagem escolar a partir de artigos científicos
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.10195Palabras clave:
TDAH, Aprendizagem escolar, Medicalização, Teoria Histórico-CulturalResumen
Nas últimas décadas temos observado um grande crescimento no número de crianças, com dificuldades de aprendizagem escolar, sendo diagnosticadas com o Transtorno de Déficit de Atenção e/com Hiperatividade (TDAH), isso tem gerado uma relevante produção científica sobre o assunto. O presente artigo tem o objetivo de conhecer como o assunto vem sendo abordado em parte desta literatura científica e se propôs a realizar uma revisão bibliográfica sobre a temática. Os resultados indicam que o tema tem se consolidado em duas abordagens antagônicas, uma de cunho organicista que reafirma o diagnóstico, buscando respaldo em narrativas como a da inclusão; outra de viés crítico que questiona a existência do transtorno evidenciando lacunas teóricas e práticas como a medicalização que escamoteiam os problemas estruturais da educação pública. Concluímos que o diagnóstico coloca sobre o indivíduo um estigma que produz consequências em sua subjetividade e prejudicam sua aprendizagem escolar.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.