A pesquisa educacional com Heidegger: uma breve introdução fenomenológica
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v27i3.10247Palabras clave:
Heidegger, Introdução à pesquisa fenomenológica, Pesquisa educacional-fenomenológica.Resumen
O texto explicita a presença possível de Martin Heidegger na pesquisa educacional ancorada na filosofia da educação, considerando, especialmente, elementos filosóficos da primeira parte do livro Interpretações fenomenológicas sobre Aristóteles. A radicalidade do pensamento de Heidegger se dá em razão de uma fundamentação de caráter ontológico, abrindo para uma experiência formativa que vai além do uso habitual da história da filosofia, renomeando o status da pesquisa. Sob essa condução, tento esboçar os traços de uma pesquisa educacional-fenomenológica. A partir dessa metodologia fenomenológica, busca-se uma ampliação de sentidos da pesquisa em formação humana.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.