Os símbolos Adinkra como artefato visual e cultural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.10267

Palabras clave:

Educação Básica, Cultura afro-brasileira, Adinkra

Resumen

Resumo: Na história da Arte, aparecem grafismos e símbolos atrelados às diversas culturas que contribuem para a produção de significados e constituem identidades culturais. Este estudo discute a origem e a produção de significados de alguns símbolos Adinkra, conhecidos como ideogramas estampados em tecidos ou em objetos que aparecem no artefato visual capulana[1] e, também, verifica de que forma os símbolos Adinkra podem ser usados como material didático na Educação Básica e, assim, efetivar a Lei 10.639/2003. Para atingir os objetivos propostos, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental a fim de propor um conteúdo significativo para o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Com esta pesquisa, refletimos o quanto a cultura afro-brasileira e africana é complexa e que os ideogramas Adinkra podem ser entendidos como signos linguísticos que, embora tenham um significado filosófico, podem ser interpretados pelo leitor de acordo com seu conhecimento de mundo.


[1] Capulana- é um artefato visual que representa a cultura africana, usado como vestimenta por mulheres e homens no continente africano. (DIAS, 2006)

Biografía del autor/a

Janete Santos da Silva Monteiro de Camargo, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do PPE, Programa de Pós-graduação em Educação, da UEM (Universidade Estadual de Maringá-Integrante dos Grupos de pesquisa; GPEMEC, Grupo de Pesquisa em Educação, Mídia e Estudos Culturais e ARTEI-Grupo de Pesquisa em Arte, educação e Imagens, ambos pela UEM/Maringá, Paraná. Orcid https://orcid.org/0000-0003-3673-3639.Lattes  http://lattes.cnpq.br/5640008806550863

Teresa Kazuko Kazuko Teruya, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Silva

Doutora em Educação, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Silva. .Pós doutora pela UnB (Universidade de Brasília). Professora aposentada pela Universidade Estadual de Maringá. (UEM), voluntária do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e doutorado), pela mesma Universidade. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídia e Estudos Culturais (GPEMEC/UEM) tkteruya@gmail.com. Orcid https://orcid.org/0000-0002-4876-4400. Lattes http://lattes.cnpq.br/6114790100914539

Izaque Pereira Pereira de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em educação (UEM-Universidade Estadual de Maringá)Compõe a Comissão Permanente para Verificação de Autodeclaração de candidatos pretos e pardos junto à Universidade Federal do Paraná e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e é Membro do NEIABI (Nucleo de Estudos Afrobrasileiros e Indigenas) do Instituto Federal do Paraná - Campus de Cascavel/PR. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento da Educação Básica (GEPDE), Grupo de Pesquisa e Defesa dos Direitos Humanos Fundamentais da Criança e do Adolescente (GPEDDICA) e do Grupo de Pesquisa em Educação, Midias e Estudos Culturais (GPMEC). Link do Orcid https://orcid.org/0000-0003-2292-0791. Link do Lattes http://lattes.cnpq.br/0533180121544805 email- ipsouza.souza@gmail.com

Citas

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Publicado

2024-08-27

Número

Sección

Artigos