Projeto intercultural escola bilingue na fronteira

os casos de Dionísio Cerqueira/SC e Ponta Porã/MS

Autores/as

  • Amanda Christine Silva do Amaral Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Cláudia Heloiza Conte Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.11974

Resumen

As dinâmicas em espaços fronteiriços são bastante complexas, haja vista as singularidades e particularidades de cada território. No que diz respeito à escola, essas diferenciações são ainda mais evidentes, apresentando desafios na aprendizagem e          integração dos estudantes. Neste sentido, discutir o ensino bilíngue para as escolas de fronteira, objetivo deste trabalho, pode ser justificado pela necessidade em compreender as características intrínsecas à situação geográfica, política, econômica e cultural da fronteira brasileira. Deste modo, o trabalho vai no caminho do entendimento do conceito  de fronteira e suas características, para em seguida discutir o ensino bilíngue onde foi aplicada uma política educacional de caráter intercultural e bilíngue para os países da América do Sul: Dionísio Cerqueira/SC e Bernardo de Irigoyen/AR e Ponta Porã/MS e Pedro Juan Caballero/PY. Apesar da descontinuidade verificou-se que, as políticas linguísticas, especificamente o projeto intercultural escola bilíngue na fronteira, tem importância fundamental para a integração, visto a promoção e o reconhecimento das línguas faladas pelos moradores da fronteira e que o incentivo da valorização da lingua desde o ensino básico, fomenta significativamente o enaltecimento da variedade cultural existente nessas áreas.

 

Biografía del autor/a

Amanda Christine Silva do Amaral, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

Cláudia Heloiza Conte, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Professora adjunta dos cursos de graduação e da pós - graduação em Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

Publicado

2025-05-05

Número

Sección

Artigos