Garantir o direito à educação previne a vitimização das adolescentes.
DOI:
https://doi.org/10.18316/149Palabras clave:
direito à educação, adolescente, exclusão escolar, vitimização, famíliaResumen
Este texto reflete sobre a exclusão escolar das adolescentes vitimizadas pela prostituição infanto-juvenil e gravidez precoce, em contraposição a consolidação do direito universal e gratuito à educação na Constituição Brasileira. Transcreve dados de pesquisas que demonstram a relação estreita entre a exclusão escolar e a vitimização adolescente e, com base nos escritos de Foucault, Bourdieu e Freire analisa a exclusão escolar dos diferentes, os vitimizados, como uma construção cultural, normalizada e naturalizada, cuja internalização da exclusão, através da violência simbólica, garante sua perpetuação. Apresenta a formação permanente e qualificada dos educadores e a criação de programas de apoio e orientação aos pais, como alternativa para a desconstrução do discurso da exclusão e construção de uma nova prática de asseguramento do direito à educação das adolescentes, e para o rompimento do ciclo perverso de exclusão escolar-vitimização-exclusão.
Palavras-Chave: direito à educação; a adolescente; exclusão escolar; vitimização; família.
Abstract: This text reflects on school exclusion of adolescents victimized by adolescent prostitution and precocious pregnancy, in opposition to the consolidation of the universal and free right to education provided by the Brazilian Constitution. It brings data from researches that show the relationship between school exclusion and the victimization of adolescents, based on Foucault’s, Bourdieu’s and Freire’s works. It analyzes the school exclusion of those that are different, victimized, as a cultural construction, normalized and naturalized, whose internalization of exclusion, by means of symbolic violence, guarantees its perpetuation. It presents the permanent and qualified formation of educators and the creation of support and guidance programs to assist parents, as an alternative to the deconstruction of the discourse of exclusion and the construction of a new practice of assuring the right to education of the adolescents, and for the interruption of the vicious cycle of school exclusion-victimization-exclusion.
Keywords: right to education; adolescent; school exclusion; victimization; family.Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.