Recomendações para a prevenção do cyberbullying em contexto escolar: uma revisão comentada dos dados da investigação
DOI:
https://doi.org/10.18316/1657Palabras clave:
Cyberbullying, Prevenção, Recomendações, EscolaResumen
O cyberbullying refere-se a diferentes tipos de abuso praticados através dos meios eletrônicos, telemóveis e principalmente pela Internet. Esta prática entre crianças e jovens está a emergir de forma expressiva e está a ameaçar a sua saúde e bem-estar, para além de afetar as dinâmicas de grupo nas escolas. Neste artigo revemos as principais recomendações destacadas recentemente no contexto de um estudo Europeu sobre as orientações para a prevenção do cyberbullying em contexto escolar. Enfatizando a importância de apoiar o desenvolvimento de políticas e programas de âmbito sistêmico que promovam conhecimentos, competências e processos colaborativos de mudança de valores, atitudes e comportamentos, nestas recomendações considera-se o agenciamento dos pais, dos jovens das direções e dos professores para a mudança em contexto escolar.Descargas
Publicado
2014-07-08
Número
Sección
Em foco
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.