O currículo de história e as relações de gênero hierarquizadas
DOI:
https://doi.org/10.18316/19Palabras clave:
currículo, gênero, relações de poderResumen
Se o currículo de História tem simplesmente reproduzido a sociedade, tem sido um reflexo das discriminações, desigualdades e preconceitos, também pode ser um espaço para mudanças. Perpassando as relações de poder no currículo de História, as relações de gênero, ou as relações de poder entre os sexos, aparecem com destaque. A invisibilidade do feminino é um fato detectado em qualquer manual de História. Pouco conhecemos das personagens reais que, juntamente com os homens, construíram a história brasileira. Como imagem ou representação, ela está sempre presente. Portanto, reconhecer os discursos e as práticas que nomearam ou silenciaram as mulheres é uma tarefa primeira. Incluir as mulheres no processo histórico e nos currículos de História não significa incluir a metade da humanidade somente, mas é um ato que afeta humanidade em seu conjunto.
Palavras-chave: currículo; gênero; relações de poder
Abstract: If the curriculum of History has just played a whole, hás been a reflection of discrimination, inequality and prejudice, it can also be a room for change. Running along the power relations in the curriculum of history, gender relations or power relations between the sexes, are featured prominently. The invisibility of women is a fact found in any textbook on history. Little we know about the real characters who, along with men, built the Brazilian history. As image or representation, it is always present. To recognize the discourses and practices that have appointed or silenced women is a primary task. Include women in the historical process and curriculum of history does not mean to include only half of humanity, but it is an act that affects humanity as a whole.
Keywords: curriculum; gender; power relationshipsDescargas
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.