Imigrantes teutos e suas relações interétnicas no século XIX aos olhos da intelectualidade brasileira.
DOI:
https://doi.org/10.18316/198Palabras clave:
Relações interétnicas, imigração alemã, Brasil Império, darwinismo socialResumen
No início do século XIX, temos a chegada das primeiras levas de imigrantes teutos e de outras regiões europeias em solo meridional brasileiro. No primeiro século da chegada dos colonizadores, houve a profusão de muitas posições raciais e nacionalistas por parte do governo, este influenciado por uma fina, mas influente camada de intelectuais. Trazidos inicialmente ao Brasil por interesses econômicos e territoriais e apoiados por doutrinas darwinistas de superioridade racial, os migrantes encontram um Estado menos receptivo do que se anunciava, fato demarcado no decorrer dos anos pela carência de infraestrutura. A população teuta, ao longo dos anos, se mescla a outras etnias, em oposição a grupos políticos e sociais defensores do germanismo.
Palavras-chave: Relações interétnicas, imigração alemã, Brasil Império, darwinismo social.
Resumen: En el siglo XIX, tenemos la llegada de las primeras oleadas de Germanos e inmigrantes de otras regiones europeas en el suelo del sur Brasil. En el primer siglo de la llegada de los colonos, hubo una profusión de muchas posiciones raciales y nacionalistas por el gobierno, que fue influenciado por una capa delgada por los intelectuales influyentes. Inicialmente, traídos a Brasil por los intereses económicos y territoriales y apoyado por las doctrinas de Darwin de la superioridad racial, la los inmigrantes son menos receptivos a un estado que se anunció, un hecho demarcadas en los últimos años por la falta de infraestructura. La Teuta población, en los últimos años, se mezcla con otros grupos étnicos, a diferencia de grupos políticos y sociales a los defensores de los germanos.Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.