A reciclagem como instrumento para a prática de educação ambiental na realidade escolar: estudo de caso Associação de Recicladores Pôr do Sol – Arps1
DOI:
https://doi.org/10.18316/23Palabras clave:
Reciclagem, Educação Ambiental, EscolaResumen
O presente artigo propõe, na reciclagem, um instrumento para a prática de educação ambiental em âmbito escolar. Sinaliza-se a educação ambiental como prática escolar contemporânea e destaca-se as suas contribuições para com o meio ambiente. Também se realiza uma breve reflexão sobre as dificuldades do homem na utilização da coleta seletiva. A partir da contextualização da Associação de Recicladores Pôr do Sol – ARPS, onde foi realizado o estudo de caso, elucida-se a relevância social que as iniciativas associativas ou cooperadas representam para o equilíbrio ambiental e econômico do país. Por fim, ressalta-se na necessidade da criação de proposições de trabalhos similares, com vistas ao envolvimento da comunidade escolar na temática educação ambiental. Acredita-se que a escola tem um papel essencial na formação de sujeitos conscientes e corresponsáveis com a sustentabilidade do planeta.
Palavras-Chave: Reciclagem; Educação Ambiental; Escola.
Abstract: This article proposes, in the recycling, an instrument for the practice of environmental education in the school ambit. The environmental education is signaled as a contemporary school practice and its contributions towards the environment are pointed out. A brief reflection is also made about the difficulties in making use of the selective collection of the recycled materials. From the contextualization of the Association of the Sunset Recyclers - ARPS, where the case study was undertaken, the social relevance that the associative initiatives or cooperated represent for the economic and environmental balance of the country is elucidated. Finally, we emphasize the necessity of the creation of proposals of similar works, with an eye to the involvement of the school community with the environmental education theme. It is believed that the school hás a key role in the formation of conscious citizens and co-responsible with the planet’s sustainability.
Keywords: Recycling; Environmental Education; School.Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.