Lições de casa no Facebook: uma estratégia pedagógica alternativa no ensino fundamental

Autores/as

  • Diógenes Gewehr Centro Universitário UNIVATES
  • Wolmir José Böckel Centro Universitário UNIVATES
  • Andreia Aparecida Guimaraes Strohschoen Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Programa de Pós graduação em Ensino Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i2.3653

Palabras clave:

Tema de casa, Extraclasse, Rede Social

Resumen

Estamos em meio a uma geração altamente conectada, decorrente da popularização da Internet. Esta trouxe consigo as redes sociais, com destaque para o Facebook. Sabendo do interesse dos adolescentes por essa rede social e percebendo que cada vez menos os estudantes têm realizado as lições de casa propostas pelos professores, este estudo teve o intuito de: propor atividades extraclasses diferenciadas com o uso da tecnologia; comparar a realização das lições de casa solicitadas em papel com as publicadas na rede social; verificar se os estudantes iriam demonstrar interesse na realização das lições de casa se estas fossem disponibilizados no Facebook; avaliar o potencial do Facebook como ferramenta pedagógica alternativa de ensino e aprendizagem. Para isso, foi realizado, através de uma abordagem quanti-qualitativa, um estudo de caso com 21 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Lajeado/RS/Brasil. Foram disponibilizadas aos estudantes, na disciplina de Ciências, atividades pedagógicas em duas modalidades: meio impresso (xerocópia) entregue em sala de aula, e meio digital (Facebook), disponibilizadas em um grupo fechado, restrito ao professor e estudantes. Apenas 38% dos estudantes realizou, pelo menos, uma das atividades nas modalidades propostas. Destes, menos de 10% realizou as tarefas em ambas modalidades. Ainda que a adesão dos estudantes na realização das lições de casa tenha sido baixa, acreditamos que a rede social Facebook apresenta potencial como ferramenta pedagógica, já que os destaques da pesquisa ocorreram na modalidade digital (62%), sendo necessários estudos mais aprofundados sobre o assunto.

Biografía del autor/a

Diógenes Gewehr, Centro Universitário UNIVATES

Biólogo. Mestre em Ensino. Doutorando em Ensino.

Wolmir José Böckel, Centro Universitário UNIVATES

Químico. Doutor em Química.

Andreia Aparecida Guimaraes Strohschoen, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Programa de Pós graduação em Ensino Centro Universitário UNIVATES

Bióloga, Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professora dos Programas de Pós Graduação Doutorado e Mestrado em Ensino e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas no Centro Universitário UNIVATES.

Publicado

2018-10-02

Número

Sección

Artigos