Lições de casa no Facebook: uma estratégia pedagógica alternativa no ensino fundamental

Autores

  • Diógenes Gewehr Centro Universitário UNIVATES
  • Wolmir José Böckel Centro Universitário UNIVATES
  • Andreia Aparecida Guimaraes Strohschoen Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Programa de Pós graduação em Ensino Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i2.3653

Palavras-chave:

Tema de casa, Extraclasse, Rede Social

Resumo

Estamos em meio a uma geração altamente conectada, decorrente da popularização da Internet. Esta trouxe consigo as redes sociais, com destaque para o Facebook. Sabendo do interesse dos adolescentes por essa rede social e percebendo que cada vez menos os estudantes têm realizado as lições de casa propostas pelos professores, este estudo teve o intuito de: propor atividades extraclasses diferenciadas com o uso da tecnologia; comparar a realização das lições de casa solicitadas em papel com as publicadas na rede social; verificar se os estudantes iriam demonstrar interesse na realização das lições de casa se estas fossem disponibilizados no Facebook; avaliar o potencial do Facebook como ferramenta pedagógica alternativa de ensino e aprendizagem. Para isso, foi realizado, através de uma abordagem quanti-qualitativa, um estudo de caso com 21 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Lajeado/RS/Brasil. Foram disponibilizadas aos estudantes, na disciplina de Ciências, atividades pedagógicas em duas modalidades: meio impresso (xerocópia) entregue em sala de aula, e meio digital (Facebook), disponibilizadas em um grupo fechado, restrito ao professor e estudantes. Apenas 38% dos estudantes realizou, pelo menos, uma das atividades nas modalidades propostas. Destes, menos de 10% realizou as tarefas em ambas modalidades. Ainda que a adesão dos estudantes na realização das lições de casa tenha sido baixa, acreditamos que a rede social Facebook apresenta potencial como ferramenta pedagógica, já que os destaques da pesquisa ocorreram na modalidade digital (62%), sendo necessários estudos mais aprofundados sobre o assunto.

Biografia do Autor

Diógenes Gewehr, Centro Universitário UNIVATES

Biólogo. Mestre em Ensino. Doutorando em Ensino.

Wolmir José Böckel, Centro Universitário UNIVATES

Químico. Doutor em Química.

Andreia Aparecida Guimaraes Strohschoen, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Programa de Pós graduação em Ensino Centro Universitário UNIVATES

Bióloga, Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professora dos Programas de Pós Graduação Doutorado e Mestrado em Ensino e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas no Centro Universitário UNIVATES.

Downloads

Publicado

2018-10-02

Edição

Seção

Artigos