Representação de progresso e fundação do cine Ipiranga: as salas exibidoras como indícios do desenvolvimento econômico e o incremento do número de expectadores nos cinemas de Montes Claros – MG (1929-1948)
DOI:
https://doi.org/10.18316/403Palabras clave:
Representação, Progresso, Cine Ipiranga, Montes Claros (MG)Resumen
O conceito de representação favorece o entendimento das tramas sociais que possibilitaram a consolidação do circuito exibidor de Montes Claros (MG), visto que nos permite avaliar a dominação simbólica exercida e propugnada pelos grupos e atores sociais da cidade. Pela intermediação do cinema e das inaugurações das salas (Cine Ipiranga), juntamente com as reformas e as instalações de aparelhos modernos de projeção, as representações do progresso em Montes Claros (MG) se operacionalizaram e tornaram-se ativas. Desta forma, o cinema, mediante os discursos dos jornais, estabeleceu um índice daquilo que era “moderno”, “civilizado”, “progresso”, e constituiu um veio de identificação para avaliar a cidade como uma “metrópole do norte”, “metrópole nordestina”, “sociedade culta”.Descargas
Publicado
2012-12-07
Número
Sección
Artigos
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