Narrativas de uma professora do ensino superior e sua relação com os alunos: aprendizagem, conhecimento e formação
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v23i3.4083Palabras clave:
Narrativas, Formação, Ensino Superior, Relação Professor-aluno.Resumen
Este estudo é parte de dissertação de mestrado cuja construção deu-se mediante as discussões referentes à (auto)biografia e à formação de professores, realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que tem como área de concentração Processos Formativos em Contextos Locais. Ainda, relaciona-se à linha de pesquisa Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente. O trabalho recebeu o título “Redimensões pessoais e profissionais da prática pedagógica na docência universitária: narrativas (auto)biográficas”. Buscamos responder à seguinte questão-problema: Como as narrativas (auto)biográficas da professora redimensionam a relação professor-aluno? Objetivamos analisar como as narrativas (auto)biográficas de uma professora do ensino superior redimensionam a relação professor-aluno. Fazemos uso das ideias de alguns autores, com destaque para Josso (2010), Passeggi (2008), Finger e Nóvoa (2010), Zabalza (2004), Pimenta e Anastasiou (2010), Morales (2001) e Freire (1996), entre outros. Quanto à metodologia, é uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo método adotado foi o (auto)biográfico e o instrumento de pesquisa foi a análise dos diários de aula da docente. Segundo Zabalza (2004), para narrar as experiências, utilizamos o diário, documento em que professores e professoras anotam suas impressões sobre o que vai acontecendo em suas aulas. Analisamos, em específico, os diários de aula da Disciplina de Estágio Supervisionado I, ministrada no 5º período do curso de Pedagogia da UERN, de 2010 a 2014. Como resultados ponderamos que o trabalho contribuiu para a nossa (auto)formação como professores, permitindo-nos refletir e analisar a relação com os alunos, pois as memórias evocadas por meio dos diários de aula são um excelente recurso para um repensar do fazer docente.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.