Busca de referências teóricas pós-críticas em pesquisas de formação continuada de professores dos anos iniciais sobre o campo conceitual multiplicativo

Autores/as

  • Edvonete Souza de Alencar Professora Adjunta na Universidade Federal da Grande Dourados - MS

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i3.4170

Palabras clave:

Referências Teóricas, Formação Continuada de Professores, Anos Iniciais, Campo Conceitual Multiplicativo.

Resumen

Este artigo tem como objetivo identificar se há possíveis referências teóricas pós-críticas nas pesquisas de formação continuada de professores dos anos iniciais sobre o Campo Conceitual Multiplicativo. Essa investigação utiliza dados parciais de uma Tese, na qual realizou a busca de pesquisas no Banco de Tese da Capes, com as palavras chave: “Formação de Professores” e “Campo Conceitual Multiplicativo” em títulos, resumos ou palavras-chave, nos programas de Educação e Educação Matemática, com área de concentração em Educação Matemática, o que resultou em 329 dissertações e teses. Ao lermos os resumos, selecionamos as investigações que mencionavam “Formação Continuada e Anos Iniciais” e encontramos 27 pesquisas. Com estas, realizamos o procedimento de tratamento de dados arrazoado bibliográfico, para buscar as referências teóricas mais citadas e/ou mencionadas pelas investigações. Ao realizarmos a análise, verificamos que não há o uso dos estudos pós-críticos pelas investigações. Com isso, apresentamos uma breve descrição dos estudos de Baudrillard, Derrida, Foucault e suas possíveis contribuições para as pesquisas da área.

Biografía del autor/a

Edvonete Souza de Alencar, Professora Adjunta na Universidade Federal da Grande Dourados - MS

Professora Adjunta na Universidade Federal da Grande Dourados - MS Faculdade de Educação

Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP

Publicado

2019-01-02

Número

Sección

Artigos