Design de problemas matemáticos com o uso de Tecnologias Digitais sob o enfoque da formulação de problemas subsidiários
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.4235Resumen
Neste artigo apresenta-se um recorte de uma investigação, que tem como um dos objetivos investigar as possibilidades que podem emergir a partir do Design de problemas sob o enfoque da formulação de problemas com o uso de Tecnologias Digitais. O Design de problemas é uma perspectiva que visa à produção de problemas abertos, contextualizados e com o uso de recursos tecnológicos, para que os alunos, ao resolvê-los, também utilizem tais recursos para aprender conhecimentos matemáticos, tecnológicos e relativos ao tema de relevância social abordado. O enfoque da formulação de problemas, quando associado a essa perspectiva, pode contribuir com o processo de produção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e para explicitar os processos de pensamento através da resolução de problemas. Essa investigação seguiu as características de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo foco foi reconhecer, entender e discutir sobre os aspectos relativos ao objeto em estudo, bem como apresentar e analisar um problema, que foi produzido sob tal enfoque.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.