A PEDAGOGIA DA PERGUNTA E A FLUIDEZ CURRICULAR: OS OPERADORES DA EDUCAÇÃO 3.0

Autores/as

  • Fernando Degrandis
  • Débora Conforto
  • Diego Ismael Lamb

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.4407

Palabras clave:

Educação 3.0, Problematização, Pesquisa, Currículo

Resumen

A Pedagogia da Pergunta é um elemento essencial na nova proposta curricular do Brasil Marista. Essa interface pedagógica conquista destaque, pois a problematização articula saberes, valores e atitudes dos estudantes como alternativa à superação da educação 'bancária'. A educação que parte da pergunta desafia os estudantes a construírem respostas e argumentos e não, simplesmente, reproduzir algo pronto. No presente texto, discute-se a relação com a prática e a vivência de professores e estudantes de uma escola de educação básica, em Porto Alegre, apresentando os conceitos, as estratégias de implementação e as implicações da centralidade da problematização na efetivação de um novo currículo. O conhecimento teórico e mesmo vivencial dessa proposta por parte dos educadores torna a formação continuada essencial sua concretização. O relato apresentado ratifica que a cultura da pesquisa e a construção do conhecimento são estratégias metodológicas essenciais para concretizar na Educação Básica uma prática da Educação 3.0. 

Biografía del autor/a

Fernando Degrandis

Licenciado em Filosofia pela UNISC; Especialista em Gestão Curricular Marista pela PUCRS e em Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional pelo ISEI; Mestre e doutorando em Teologia pela Faculdades EST. Bolsista Capes. Atualmente é Vice diretor educacional do Colégio Marista Ipanema.

Débora Conforto

Doutora em educação pela UFRGS. Supervisora de Tecnologias Educacionais da Rede Marista.

 

 

Diego Ismael Lamb

Licenciado em Filosofia pela PUCRS. mestre em teologia pela Faculdades EST. Coordenador Pedagógico do Colégio Marista Assunção.

Citas

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Publicado

2019-08-15

Número

Sección

Artigos