O professor na perspectiva de Vigotski: uma concepção para orientar a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.4584Palabras clave:
Formação de professores., Teoria histórico-cultural, Papel do professor.Resumen
Este artigo apresenta e discute as proposições originais de Vigotski acerca do papel do professor, sinalizando implicações de tais proposições para a formação de professores. Para tanto, analisa dados de uma pesquisa empírica realizada com cinco professoras de educação infantil que participaram de um curso de formação continuada, que teve a teoria histórico-cultural como principal fundamento. Os resultados demonstram que as professoras, inicialmente, tiveram dificuldades para internalizar a concepção do professor como o organizador do meio social educativo, tal como propõe Vigotski, mas ao ampliarem tal compreensão, passaram a planejar, executar, avaliar e redimensionar o trabalho realizado, atuando como intelectuais de suas próprias práticas. Conclui-se que a concepção de professor esboçada por Vigotski pode contribuir para orientar a formação dos professores na perspectiva de uma educação crítica e emancipatória.
Palavras-chave: Formação de professores. Teoria histórico-cultural. Papel do professor.
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