O professor na perspectiva de Vigotski: uma concepção para orientar a formação de professores

Autores/as

  • Sônia Regina dos Santos Teixeira Universidade Federal do Pará
  • Ana Paula de Araújo Barca Universidade Federal do Pará/ Secretaria de Educação do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.4584

Palabras clave:

Formação de professores., Teoria histórico-cultural, Papel do professor.

Resumen

Este artigo apresenta e discute as proposições originais de Vigotski acerca do papel do professor, sinalizando implicações de tais proposições para a formação de professores. Para tanto, analisa dados de uma pesquisa empírica realizada com cinco professoras de educação infantil que participaram de um curso de formação continuada, que teve a teoria histórico-cultural como principal fundamento. Os resultados demonstram que as professoras, inicialmente, tiveram dificuldades para internalizar a concepção do professor como o organizador do meio social educativo, tal como propõe Vigotski, mas ao ampliarem tal compreensão, passaram a planejar, executar, avaliar e redimensionar o trabalho realizado, atuando como intelectuais de suas próprias práticas. Conclui-se que a concepção de professor esboçada por Vigotski pode contribuir para orientar a formação dos professores na perspectiva de uma educação crítica e emancipatória.

Palavras-chave: Formação de professores. Teoria histórico-cultural. Papel do professor.

 

Biografía del autor/a

Sônia Regina dos Santos Teixeira, Universidade Federal do Pará

Pedagoga. Doutora em Psicologia. Professora Associada do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, atuando nos cursos de graduação em Pedagogia e Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará – PPGED/UFPA. Desenvolve estudos e pesquisas na interface entre a Educação e a Psicologia, orientando-se pelo sistema conceitual da teoria histórico-cultural, visando extrair implicações para a compreensão da infância, educação infantil e formação de professores. É consultora Ad Hoc do GT 07 - Educação de crianças de zero a seis anos da ANPED.

 

Ana Paula de Araújo Barca, Universidade Federal do Pará/ Secretaria de Educação do Estado do Pará

Pedagoga. Mestra em educação pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Educação Especial e em Língua Brasileira de Sinais – Libras. Professora de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC-PA. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil na Perspectiva Histórico-Cultural – GEPEHC.

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Publicado

2019-04-09

Número

Sección

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