Modernidade: a formação docente e os conflitos escolares – uma intermediação possível?

Autores/as

  • Taís Schmitz PUC-RS
  • Maria de Lourdes Borges

DOI:

https://doi.org/10.18316/460

Palabras clave:

Formação docente, Educação, Conflitos

Resumen

Este artigo traz um estudo acerca dos conflitos nos ambientes escolares, bem como a reflexão sobre algumas das dificuldades relacionadas à prática pedagógica na formação docente. Trata-se de uma temática que deve ser amplamente discutida, já que a ocorrência de conflitos não se trata de um fenômeno isolado, mas envolve todas as esferas da comunidade escolar e da sociedade. Optou-se por analisar aspectos da formação de professores-pesquisadores, considerando o envolvimento da práxis pedagógica com a heterogeneidade de culturas e de ideologias, que convivem nas salas de aula. Essa multiplicidade de valores revela-se nas relações interpessoais, expondo diferentes olhares sobre uma mesma circunstância. Nessa variedade de posicionamentos, encontra-se um dos muitos desafios do docente: conduzir seu trabalho, favorecendo a troca de ideias e o respeito à diferença. A prática do docente carece, portanto, já nas licenciaturas, da formação para a intermediação de conflitos, do debate sobre teorias, causas e efeitos, mobilizando para uma ação ética e incentivadora da cidadania. Objetiva-se uma visão da Educação Básica brasileira, seus tensionamentos no Ensino Superior, tendo como recorte temporal os primeiros anos desse século. Para tanto, utiliza-se como caminho metodológico a pesquisa documental e bibliográfica.

Palavras-chave: Formação docente; Educação; Conflitos. Utopias.

Modernity: A CONFLICT AND TEACHER TRAINING SCHOOL - A POSSIBLE MEDIATION?

Abstract: This article presents a study about the conflicts in school environments as well as reflections on some of the difficulties related to pedagogical practice in teacher training. It is an issue that should be widely discussed since the occurrence of conflicts is not an isolated phenomenon but involves all areas of the school community and society. We chose to analyze aspects of teacher-researchers considering the involvement of educational praxis with the heterogeneity of cultures and ideologies that coexist in classrooms. This multiplicity of values reveals itself in interpersonal relationships exposing different perspectives on the same occasion. In this variety of positions, lies one of the many challenges of teaching: conduct their work, encouraging the exchange of ideas and respect for difference. The practice of teaching needs, therefore, in degrees, training for conflict mediation, the debate on theories, causes and effects, mobilizing an ethical action and encouraging citizenship. The purpose is a vision of Basic Education in Brazil, their tensions in Undergraduate education, focusing time the early years of this century. For this purpose, is used as a methodological approach a bibliographic and documentary research.

Keywords: Teacher Training. Education. Conflict. utopias

Publicado

2012-08-17

Número

Sección

Artigos