CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, ESPAÇO E MEDIAÇÃO: AS EXPERIÊNCIAS DO CELLIJ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.5108

Palabras clave:

Literatura infantil, Contação de histórias, Mediação de leitura

Resumen

O CELLIJ – Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva” da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente há mais de 20 anos promove atividades para incentivar jovens no prazer à leitura e acesso a livros literários. Fazendo uma distinção entre ler, dizer e contar, recebemos crianças para sessões de contação de histórias e exploramos as possibilidades das estratégias metacognitivas de compreensão leitora, através de discussões sobre o texto antes, durante e após a leitura. Acreditamos que tanto o contador de histórias, quanto o espaço quando bem decorado e pensado para estimular a leitura e a interpretação do texto podem servir de agentes mediadores na formação leitora. Neste artigo, exploramos práticas de leitura já elaboradas e aplicadas no Centro e mostramos como nossos visitantes reagem às atividades e adentram não só no texto literário, mas também em um espaço encantador e crítico intencionalmente preparado para formar leitores.

Biografía del autor/a

Renata Junqueira de Souza, CELLIJ - Universidade Estadual Paulista

Livre docente em Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Pós doutorado no departamento de Literatura e Ensino da Ohio State University. Docente da graduação e pós graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP (Presidente Prudente). Coordenadora do Centro de Pesquisas em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ). Com experiência na área de Educação e Literatura, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura e Ensino, Literatura e Ensino, Estratégias de leitura. Compreensão de textos.

Juliane Francischeti Martins Motoyama, CELLIJ - Universidade Estadual Paulista

Mestre em Educação pelo programa de pós-graduação em Educação da FCT -UNESP (2015) e Doutoranda em Educação pela mesma instituição (2016 - 2020). Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), graduação em Letras pela FAPEPE (2014). Atuou como Orientadora Pedagógica na rede municipal de Presidente Prudente-SP e, atualmente, é Diretora de Escola no mesmo município. Possui experiência na área de produção textual, literatura infantojuvenil e contação de histórias.

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Publicado

2019-08-15

Número

Sección

Dossiê