CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, ESPAÇO E MEDIAÇÃO: AS EXPERIÊNCIAS DO CELLIJ
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.5108Palabras clave:
Literatura infantil, Contação de histórias, Mediação de leituraResumen
O CELLIJ – Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva” da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente há mais de 20 anos promove atividades para incentivar jovens no prazer à leitura e acesso a livros literários. Fazendo uma distinção entre ler, dizer e contar, recebemos crianças para sessões de contação de histórias e exploramos as possibilidades das estratégias metacognitivas de compreensão leitora, através de discussões sobre o texto antes, durante e após a leitura. Acreditamos que tanto o contador de histórias, quanto o espaço quando bem decorado e pensado para estimular a leitura e a interpretação do texto podem servir de agentes mediadores na formação leitora. Neste artigo, exploramos práticas de leitura já elaboradas e aplicadas no Centro e mostramos como nossos visitantes reagem às atividades e adentram não só no texto literário, mas também em um espaço encantador e crítico intencionalmente preparado para formar leitores.Citas
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