Práticas matemáticas ou musicais?... Jogos de aproximações na construção de instrumentos musicais

Autores/as

  • Chrisley Bruno Ribeiro Camargos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
  • Ademir Donizeti Caldeira UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5549

Palabras clave:

Educação Matemática, Música, Cultura.

Resumen

O objetivo deste artigo é mostrar que algumas práticas que podem ser consideradas como matemáticas, na construção de instrumentos musicais conhecidos como idiofones, podem apresentar outras características que somente fazem sentido em uma forma de vida musical, imersa em peculiaridades de uma tendência musical experimental/ contemporânea. O presente artigo é fruto de uma pesquisa de abordagem qualitativa que apresenta um viés etnográfico, realizada em um Curso de Música de uma universidade pública. Os dados foram analisados seguindo preceitos de uma microanálise etnográfica. Observou-se que as práticas matemáticas se entrecruzavam ou se perdiam em meio ao que os músicos denominam de percepção musical. Assim, conjectura-se que as matemáticas encontradas participam de uma prática situada, de um jogo de aproximação, no qual se buscam sons característicos, peculiares, relacionados a alguma escala que os músicos pretendem encontrar.

Biografía del autor/a

Ademir Donizeti Caldeira, UFSCAR

Pró-Reitor de Graduação - ProGradDepartamento de Metodologia de EnsinoCentro de Educação e Ciências HumanasUniversidade Federal de São Carlos - UFSCarSão Carlos - SPFone (16) 33519789

Publicado

2020-03-24

Número

Sección

Artigos