Educação formal em espaço prisional: narrativas, reflexões e potencialidades

Autores/as

  • Guilherme Hammarstrom Dobler Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Marcele Homrich Ravasio Instituto Federal Farroupilha
  • Eva Teresinha de Oliveira Boff Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Vidica Bianchi Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i2.5705

Palabras clave:

Currículo, Educação de Jovens e Adultos, Educação Prisional, Pessoas Privadas de Liberdade.

Resumen

O estudo estruturou-se a partir da análise in loco de relatos, de educandos, registrados nos diários de bordo de docentes no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos Agente Penitenciário Jair Fiorin, localizado na Penitenciária Modulada de Ijuí-RS. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de intensificar práticas pedagógicas direcionadas aos educandos privados de liberdade. Tais ações devem se pautar no diálogo que pontua as experiências e vivências dos discentes como cidadãos. Essas experiências compartilhadas são constitutivas de conhecimento e cultura, e fazem com que o aprendizado circule entre as partes envolvidas nos processos de ensino e de aprendizagem. É possível entender que a educação formal em espaço prisional encontra limitações, mas emerge como uma possibilidade real de reintegração dos sujeitos envolvidos na sociedade a partir da chamada educação popular.

Biografía del autor/a

Guilherme Hammarstrom Dobler, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências

Marcele Homrich Ravasio, Instituto Federal Farroupilha

Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências

Eva Teresinha de Oliveira Boff, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências

Vidica Bianchi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências

Publicado

2020-08-05

Número

Sección

Artigos